Compartilhe esta notícia:

Vice governador Edilson Damião deve mudar de partido e acirrar disputa política em Roraima

O vice-governador de Roraima, Edilson Damião, deve confirmar ainda este mês sua filiação ao PSD após encontro com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e outras lideranças em São Paulo, onde selou o acordo e definiu a data para o anúncio oficial de sua filiação.

Segundo fontes do site Politica Macuxi a decisão teria sido comunicada ao senador Mecias de Jesus, líder do Republicanos no estado, e ao ministro Jonathan de Jesus, que articulou a indicação de Edilson ao cargo de vice-governador nas eleições de 2022.

A troca de partido ocorre em um momento estratégico e altera as dinâmicas de força na política de Roraima. Segundo esses aliados que conversaram com a jornalista Cyneida Correia, Edilson apesar de ter mantido boa entrada com empresariado local

“já estaria se considerando uma liderança no estado, mas não tem entrada no interior sem a gente que é da base republicana nos municípios. Essa mudança  representa não apenas uma reviravolta partidária, mas prejudica o grupo político que o projetou, visto que agora Mecias viu seu aliado virar as costas”.

Outro decepcionado seria o Ministro Jonathan de Jesus, articulador responsável por indicar Edilson ao cargo de vice-governador nas eleições passadas.

Pessoas próximas ao ministro afirmam que ele está extremamente ‘chateado e decepcionado’.

Outro que não gostou nenhum pouco foi o senador Hiran Gonçalves, líder do Progressistas que disse que nem foi informado dessa mudança. “Possibilidade de apoia-lo para o governo é zero nessa composição. Teremos que rever como ficará nosso grupo”

Entenda o Republicanos no Interior

O partido Republicanos possui uma presença significativa no interior de Roraima. Nas eleições municipais de 2024, a sigla elegeu prefeitos em seis municípios: Alto Alegre, Bonfim, Caroebe, Iracema, Mucajaí e Rorainópolis. Além disso, foram eleitos seis vice-prefeitos e 45 vereadores em todo o estado .

Em 2024, o Republicanos lançou candidatos a prefeito em nove dos 15 municípios de Roraima e apoiou candidatos governistas em outros cinco . Isso demonstra a estratégia do partido de fortalecer suas bases no interior, consolidando-se como uma das principais forças políticas do estado.

O vice governador realmente enfrenta o desafio de consolidar seu nome em Boa Vista, onde ainda é pouco conhecido, enquanto o Republicanos, sob o comando do senador  Mecias, mantém força no interior.

“A movimentação política lembra a campanha de Denarium em 2018, quando o então candidato ao governo afirmava não ter inimigos e conduziu sua campanha de forma pragmática. Denarium surpreendeu com articulação política e conquistou o governo, mantendo um discurso de neutralidade em meio aos conflitos partidários. Mas dificilmente isso acontecerá novamente. Foi um caso isolado de sucesso político sem precedentes” disse um observador político procurado pelo site.

Bastidores

Nos bastidores, a mudança de Edilson ao PSD reacende conversas sobre uma possível aliança entre Republicanos e MDB para as eleições de 2026. Essa articulação, liderada por Mecias e pela ex-prefeita Tereza, pode resultar em uma chapa conjunta que uniria forças tanto na capital quanto no interior, selando uma aliança que abalaria profundamente o tabuleiro político de Roraima

O cenário atual, porém, tem um agravante: faltam apenas oito meses para Denarium deixar o cargo e disputar o Senado. Nesse período, Edilson deve assumir o comando do governo, ocupando o Palácio Senador Hélio Campos em um momento de transição.

A mudança de partido de Edilson Damião também provoca questionamentos sobre as consequências políticas de desagradar Mecias e Jonathan, considerados as principais lideranças políticas do estado.Quem viver, verá, visto que em Roraima, a política cobra seu preço. E, em Roraima, todos já sabem quem deve a fatura.

Compartilhe esta notícia:

Compartilhe esta notícia:

No data was found
Categorias:

Assine nossa newsletter para receber sempre as notícias mais recentes do estado de roraima.