A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RR) deflagrou duas operações importantes nesta semana em Roraima, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desarticular facções criminosas no estado.
Na manhã de quarta-feira (28/05), foi desencadeada a Operação Eixo Sul, que mirou núcleos de uma facção atuante no sul do estado, especialmente em Rorainópolis. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e três de busca e apreensão.
Os alvos eram suspeitos de exercer funções de liderança dentro da facção, sendo responsáveis por manter a ordem interna e aplicar punições. Entre eles, constam investigados com antecedentes por roubo, porte ilegal de arma de fogo e homicídio.
Já na quinta-feira (23/05), a FICCO deflagrou a Operação SPES, em Boa Vista, com foco no combate ao tráfico de drogas na capital.
Durante as investigações, a polícia identificou que o grupo criminoso atuava de forma coordenada, com suspeitos se revezando como vendedores e olheiros para dificultar a ação das forças de segurança.
Além do tráfico, os nove investigados estavam envolvidos em uma série de crimes violentos, como roubo, furto, violência doméstica, homicídio, lesão corporal e participação em organização criminosa.
A FICCO/RR reúne integrantes das Polícias Militar, Civil, Penal e Federal, além das Secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Cidadania, e vem reforçando o combate ao crime organizado no estado com ações articuladas e contínuas.