Os servidores públicos municipais e estaduais de Roraima já podem se preparar para a declaração do Imposto de Renda 2025.
A Prefeitura de Boa Vista liberou nesta sexta-feira (14) a Cédula C no portal servicos.boavista.rr.gov.br/cedulac, enquanto o Governo do Estado disponibilizará o documento a partir de 17 de março no Portal do Servidor.
Além da liberação do documento, a Prefeitura lançou a edição 2025 da campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”, que permite a destinação de parte do imposto devido para fundos sociais.
Destinação do Imposto de Renda para projetos sociais
A campanha “Eu Sou Cidadão Solidário” incentiva os contribuintes que possuem imposto a pagar a destinarem 3% ao Fundo Municipal do Idoso ou ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. A iniciativa visa fortalecer projetos sociais que beneficiam esses públicos.
O secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Márcio Vinícius, reforçou a importância da iniciativa.
“Queremos conscientizar servidores e a população em geral de que essa destinação é uma forma de apoiar projetos sociais sem custo adicional. O valor destinado não altera o imposto devido, pois o próprio sistema gera um DARF separado, com vencimento em 31 de maio, garantindo o recolhimento de forma automática”, explicou.
A declaração do Imposto de Renda 2025 começa na próxima segunda-feira (17) e segue até 30 de maio. São obrigados a declarar aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 em 2024. A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações este ano, cerca de 3 milhões a mais que em 2024.
Cédula C dos servidores estaduais disponível a partir de 17 de março
Os servidores estaduais poderão acessar sua Cédula C a partir de 17 de março por meio do Portal do Servidor. Para aqueles que enfrentarem dificuldades no acesso ao documento ou na recuperação da senha, a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração (SEGAD) oferecerá suporte presencial e remoto.
Quem precisar de atendimento presencial poderá procurar:
- Escola de Governo, no Instituto de Educação de Roraima (IERR) – Av. São Sebastião, 521, bairro Tancredo Neves, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
- Sede da SEGAD, na Rua Francisco Paulino da Silva, 215, bairro Caçari, na sala 12 da Folha de Pagamento, com atendimento no mesmo horário.
- Setores de Recursos Humanos das secretarias estaduais, que estarão aptos a auxiliar na emissão do documento e recuperação de senha.
O secretário de Gestão Estratégica e Administração, Anselmo Gonçalves, destacou a importância desse serviço.
“A SEGAD está comprometida em garantir que os servidores tenham acesso à Cédula C de forma ágil e sem dificuldades. Nossa equipe está disponível para esclarecer dúvidas e orientar sobre a emissão do documento”, afirmou.
Com a liberação da Cédula C e o início da campanha de destinação do imposto, os servidores públicos de Roraima podem organizar sua declaração e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento de projetos sociais no estado.