O advogado João Alfredo de Souza Cruz foi indicado pelo governador Antonio Denarium para assumir a liquidação da Companhia Energética de Roraima (CERR). A nomeação acontece após a renúncia de Cecília Lorenzon, que formalizou sua saída na noite de segunda-feira (24).
Na manhã desta quarta-feira, o Conselho de Administração da Cerr está reunido com o novo indicado para formalizar a nomeação.
Com vasta experiência na administração pública, João Alfredo já foi secretário-chefe adjunto da Casa Civil, assessor direto de Denarium e chefe da Assessoria Especializada da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).
Além disso, integra a equipe jurídica de defesa do governador no processo de impeachment que tramita na Assembleia Legislativa desde o ano passado.
Especialista em Direito Público e Gestão Pública, ele agora assume a missão de conduzir a fase final da liquidação da CERR, um processo que tem gerado tensão no governo.
Troca de comando em meio a disputas políticas
A mudança ocorre após intensa pressão do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio.
O parlamentar criticava a ex-liquidante Cecília Lorenzon por uma série de decisões polêmicas com a demissão de ex-servidores. Diante das críticas, o governo decidiu pela substituição no comando da CERR, e agora João Alfredo assume a missão de tentar reorganizar a empresa e dar andamento ao processo de liquidação.
Desafios à frente
A CERR está em liquidação há anos, e o novo liquidante terá a responsabilidade de resolver pendências e lidar com a pressão política em torno da empresa. Sua proximidade com o governo pode garantir um alinhamento estratégico, mas também aumenta as expectativas sobre sua gestão.
Agora, resta acompanhar quais medidas serão adotadas por João Alfredo e como ele enfrentará os desafios que levaram à troca no comando da companhia.