A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu um encontro entre 11 dos 15 prefeitos do estado para identificar as principais demandas municipais e direcionar os recursos da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que mais de 60% das emendas parlamentares atuais já foram destinadas aos municípios, reforçando o compromisso do Legislativo com as cidades.
Para 2025, a prioridade será ampliar a transparência e ouvir diretamente os gestores.
Entre os temas abordados, destacaram-se:
- Regularização fundiária para facilitar a entrega de títulos definitivos aos moradores;
- Construção de aterros sanitários, especialmente em municípios como Bonfim e Pacaraima;
- Melhorias em infraestrutura, saneamento básico e saúde.
O que dizem os prefeitos
Os prefeitos elogiaram a iniciativa. O presidente da Associação dos Municípios de Roraima, prefeito Joner Chagas do Bonfim, disse que o convite do presidente, deputado Soldado Sampaio foi muito importante.
“Junto aos prefeitos eleitos e reeleitos, debatemos o orçamento de 2025 e tratamos de temas cruciais como a regulamentação urbana, o georreferenciamento das áreas urbanas e vilas dos municípios, bem como a construção de aterros sanitários. Parabenizo a Assembleia pela iniciativa, que fortalece o diálogo entre as gestões municipais e o legislativo estadual, garantindo planejamento e avanços para o desenvolvimento sustentável das nossas cidades”
Romualdo Feitosa, de Bonfim, mencionou o planejamento de um aterro sanitário para melhorar a qualidade de vida da população. Já Walderi D’Avila, de Pacaraima, destacou a necessidade de um aterro sanitário para reduzir os altos custos de transporte de lixo para Amajari e reforçou a importância da conscientização ambiental.
A presidente da Comissão de Orçamento, deputada Catarina Guerra (União), enfatizou que a participação dos prefeitos é essencial para alocar recursos de forma eficiente e atender às principais demandas locais. A relatora do projeto, Aurelina Medeiros (Progressistas), destacou que a interação direta entre prefeitos e deputados permite uma melhor priorização das emendas parlamentares.
O que é a LOA?
A Lei Orçamentária Anual (LOA) define as receitas e despesas do Estado para o ano seguinte. Elaborada pelo Executivo, deve ser enviada ao Legislativo até 31 de agosto e aprovada até 22 de dezembro.
Com este encontro, a ALE-RR reforça o modelo de orçamento participativo, promovendo maior transparência e inclusão das demandas da população.