Compartilhe esta notícia:

Em reunião com Sudam, Sampaio apresenta nova solução de crédito à agricultura familiar

Agricultores familiares de Roraima receberam, nesta segunda-feira (9), uma nova perspectiva para ampliar o acesso ao crédito. Durante uma reunião na Assembleia Legislativa de Roraima, promovida pelo presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o coordenador da Sudam na Região Norte, Sibá Machado, e o CEO da Cresol, Lucas Gelain, apresentaram o Fundo Garantidor de Cooperativismo de Crédito (FGCoop) como uma solução prática para impulsionar o cooperativismo e a produção agrícola no estado.

O fundo tem como objetivo facilitar o acesso a financiamentos, utilizando uma Carta Fiança que elimina barreiras enfrentadas por pequenos produtores e cooperativas devido à falta de garantias. “Essa iniciativa pode multiplicar em até 10 vezes a capacidade de crédito das cooperativas e agricultores familiares, promovendo um impacto direto na economia local”, explicou Sérgio Fernandes, presidente da Coopercinco.

De acordo com o deputado Sampaio, o diálogo com os representantes da agricultura familiar reforça o compromisso da Assembleia com o setor. “O Fundo Garantidor já é uma realidade em estados como Mato Grosso, Pará e Acre, e agora temos a oportunidade de implementar essa solução em Roraima, garantindo mais recursos para a agricultura familiar e o setor empresarial”, ressaltou

Lucas Gelain, da Cresol, explicou que o fundo se apoia em aportes de emendas parlamentares e contribui para transformar projetos em crédito real. “Nossa Carta Fiança é uma ferramenta viabilizada por emendas parlamentares que por sua vez se tornarão crédito para cooperativas, produtores, PJs [pessoas jurídicas], para fomentar o desenvolvimento econômico em todo o estado”, completou,

Um dos produtores que esteve na reunião, José Paulo de Souza, do município de Caroebe, contou ter ficado impressionado com o impacto positivo da iniciativa. “Nunca vimos algo assim em Roraima. Esse apoio vai alavancar a nossa produção e tornar o cacau uma realidade econômica para nossa região”, comemorou.

Compartilhe esta notícia: