Compartilhe esta notícia:

Deputada Helena Lima e vereador Adriano respondem ação por abuso de poder econômico

A deputada federal Helena Lima é uma das citadas em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que tramita na 4ª Zona Eleitoral de São Luiz, Roraima.

O processo, movido por Regina Larangeira Macedo, busca apurar possíveis práticas de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos nas eleições municipais de São João da Baliza, envolvendo o vereador reeleito Adriano Costa da Silva e outros seis representados, incluindo a deputada federal Helena Lima.

Segundo a acusação, coordenada pela autora e acompanhada por documentos e áudios anexados ao processo, Adriano teria liderado um esquema de distribuição de recursos financeiros, transporte irregular de eleitores e manipulação de candidaturas.

A participação de Helena Lima estaria relacionada ao suposto apoio político e econômico ao esquema, que teria favorecido Adriano em sua campanha.

Na epoca da denúncia, videos com a voz da deputada circularam na internet. A defesa alega que sao inverídicos e foram forjados com inteligência artificial.

Veja Vídeo

Decisão

Apesar de um pedido inicial para suspensão da diplomação do vereador, a juíza Rafaella Holanda Silveira indeferiu a liminar.

Ela ressaltou a necessidade de aprofundamento das provas antes de qualquer decisão que possa interferir nos direitos políticos dos envolvidos.

“Medidas cautelares de impacto significativo exigem extrema cautela para evitar antecipação de mérito”, pontuou a magistrada.

O processo seguirá para instrução, com prazo de cinco dias para que os citados apresentem defesa.

O Ministério Público Eleitoral também será ouvido no caso. Se as acusações forem confirmadas, Maria Helena e os demais envolvidos podem enfrentar sanções como inelegibilidade e cassação de mandatos.

Outro Lado

A reportagem do Politica Macuxi nao conseguiu contato com a defesa da deputada federal Maria Helena Lima. O espaco segue aberto.

A investigação continua sob acompanhamento da Justiça Eleitoral e pode ter desdobramentos importantes nos próximos meses.

Compartilhe esta notícia: