Roraima viverá uma tarde decisiva! Nesta quinta-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio, surpreendeu ao convocar uma eleição relâmpago para a nova composição da Mesa Diretora.
Em um movimento fulminante, Sampaio cancelou a eleição realizada em fevereiro e programou a nova disputa de poder para as 17h, após reunião emergencial às 15h45.
A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Legislativo nesta quarta-feira (13), pegando muitos de surpresa e prometendo balançar os corredores do Palácio Antônio Martins.
A reviravolta, motivada por recentes decisões da Suprema Corte, visa adequar o pleito ao entendimento constitucional de que a eleição para o segundo biênio do mandato deve ser realizada a partir de outubro do ano anterior ao exercício.
A partir das 16h, o Plenário Noêmia Bastos Amazonas será palco da sessão extraordinária, e o clima é de expectativa e muita especulação sobre quais são as chapas que vão concorrer para a mesa diretora do próximo biênio, 2025-2026.
Candidatos
Segundo apurações do site Política Macuxi nos bastidores da casa parlamentar, quem deverá concorrer ao pleito contra Sampaio pela base governista serão os deputados Marcelo Cabral e Coronel Chagas.
Nos corredores palacianos corre a informação de que o governador Antonio Denarium tem a intenção de colocar o deputado Marco Jorge para presidir uma chapa. A reportagem não conseguiu contato com o parlamentar para confirmar sua intenção de candidatura.
O deputado Renato Silva também foi colocado como possível candidato ao pleito. Ele é líder do grupo independente, mas fontes do Política Macuxi afirmam que ele será 1º secretário na chapa do Soldado Sampaio que terá Jorge Everton como vice presidente.
De toda forma, Sampaio tem 16 deputados assumidamente favoráveis a sua reeleição sendo que o governo trabalha por fora para angariar tanto a formação de uma chapa governista quanto a retirada de Sampaio do comando da Ale após o rompimento com a base governista.
Deputados estarão em peso, presencial e remotamente, e o público poderá acompanhar toda a ação em transmissão ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal do YouTube da Assembleia.
Com o olhar do Estado voltado para o desfecho deste embate político, resta saber: quem conquistará o comando da Mesa Diretora e definirá o rumo do Legislativo nos próximos anos?