Compartilhe esta notícia:

Deputado é alvo de operação da PF

Texto : Cyneida Correia

Foto: laudinei Sampaio

 

A Polícia Federal  também fez busca e apreensão na residência do deputado estadual Rarison Barbosa (PMB) que é policial penal. Rarison que é policial penal se tornou alvo juntamente com o comandante da Polícia Militar coronel Miramilton Goiano  por suspeita de envolvimento na venda ilegal de armas e munições no estado.

As operações cumprem 16 mandados de busca e apreensão em Boa Vista (RR) e Fernandópolis (SP). Em nota o MP informou que atua por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate a Organizações Criminosas (GAECO) e da Promotoria de Justiça Especializada em Crimes Decorrentes de Organização Criminosa.

A operação foi realizada por núcleos investigativos. Nove mandados são procedentes da investigação realizada pela Promotoria de Justiça Especializada em Crimes Decorrentes de Organização Criminosa e os outros sete são provenientes de investigações do GAECO. O caso encontra-se sob sigilo.

Após o término das diligências e conclusão das investigações, o MPRR ficará responsável por ajuizar as possíveis denúncias contra os envolvidos.

Nas primeiras horas do dia, agentes federais realizaram buscas na residência do deputado e do coronel, ambas localizadas na zona oeste da capital. Além dele, outros membros das forças de segurança também foram alvos da ação.

 

VEJA TAMBÉM:

Operação da PF combate tráfico de armas; Alvos são da PM, Polícia Civil e Polícia Penal

 

Os filhos de Miramilton, que são policiais penais e cursam medicina em Fernandópolis, também foram alvos dos mandados. A PF cumpriu duas ordens de apreensão no local onde estudam.

Até o momento, nem o deputado, nem o comandante-geral se pronunciaram sobre as investigações.

De acordo com a Polícia Federal, as apurações revelaram uma movimentação intensa e ilegal de munições e armamentos pelos suspeitos.

O governo de Roraima, responsável pela nomeação do comandante da PM, declarou em nota que, por determinação do governador Antonio Denarium, será aberto um processo administrativo disciplinar contra todos os envolvidos e que está cooperando com as investigações para esclarecer os fatos à população.

As operações são realizadas em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de Roraima e mobilizaram mais de 80 policiais para cumprir os mandados emitidos pela Justiça Estadual.

O coronel Miramilton Goiano está no comando da PM de Roraima desde fevereiro de 2023. O deputado Rarison Barbosa está em seu primeiro mandato, eleito em 2022 com 3.200 votos. Ele iniciou sua trajetória pública como sindicalista, tendo presidido o Sindicato dos Policiais Penais de Roraima (Sindpen). Ao se candidatar, declarou possuir um patrimônio de R$ 595 mil.

A operação, de grande impacto, revela um cenário preocupante para a segurança pública do estado e expõe possíveis ligações entre figuras políticas e práticas ilegais envolvendo as forças de segurança.

Compartilhe esta notícia: