O Centro Cívico de Boa Vista ganhou um novo marco arquitetônico com a entrega do novo prédio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), inaugurado nesta segunda-feira, 23. O edifício, com três pavimentos, foi construído em duas etapas e já é considerado um cartão-postal da cidade.
O Governador de Roraima, Antonio Denarium, destacou a importância da obra para o setor de ensino público estadual, afirmando que a construção representa um novo ciclo para a educação local.
Ele explicou que, com a nova sede da secretaria, o Governo de Roraima reafirmo o compromisso com a educação por meio do investimento em infraestrutura, na contratação de novos docentes após anos sem o Estado efetivar profissionais por meio de concurso público, além do pagamento do salário em dia, das progressões e dos abonos extraordinários, refletindo a prioridade que o setor educacional tem na gestão atual.
“O novo prédio da Secretaria de Educação é mais uma entrega do Governo de Roraima. Esse investimento tem recursos próprios do Governo e emenda parlamentar do senador Chico Rodrigues. É um dia muito importante porque marca com louvor o nosso trabalho de melhora da infraestrutura, em que nós estamos reformando e revitalizando totalmente vários prédios da Educação, e hoje os profissionais da Seed recebem uma casa nova. É um compromisso cumprido com os servidores e com a população em oferecer uma educação de qualidade e isso só é possível com parceria e trabalho que também foi muito bem executado pelo vice-governador e secretário Edilson Damião”, disse.
Para a construção da nova sede foram investidos cerca de R$ 22 milhões. Parte dos recursos são do Governo do Estado e outra parte oriundos de emenda parlamentar destinada pelo senador Chico Rodrigues.
O evento de inauguração contou com a presença de alunos, professores e autoridades, que celebraram o início de uma nova era para a educação de Roraima. A professora Fátima Souza, servidora há 50 anos, emocionou-se ao falar sobre o significado da nova sede.
“Esse prédio é mais que uma construção, é um símbolo de respeito a todos nós. Sonhamos por muito tempo em ter um local digno de trabalho, e hoje esse sonho se realiza”, afirmou.
Projeto Inovador
O projeto da nova sede é de autoria do arquiteto Nikson Dias de Oliveira e do engenheiro civil Jânio Ribeiro. Dias, reconhecido pelo seu trabalho em Roraima e por sua trajetória acadêmica, é Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (2024/2026).
A obra rompe com o estilo tradicional, trazendo um design contemporâneo inspirado nos princípios da educação. O prédio é visualmente inovador, com fachadas que nunca se repetem, transmitindo uma sensação de novidade independentemente do ângulo de observação.
Na primeira etapa do projeto, foram construídos o hall de entrada, salas administrativas, auditório, elevador, e áreas técnicas. A segunda etapa contemplou a urbanização ao redor do prédio.
O vice-governador e secretário de infraestrutura, Edilson Damião, destacou que, além da nova sede, mais unidades escolares foram reconstruídas e estão em obras, em um esforço histórico de revitalização da infraestrutura educacional de Roraima.
“Enquanto no centro de Boa Vista a nova sede era construída do zero, outras 60 escolas foram reconstruídas na capital e no interior. E atualmente temos quase 40 escolas com obras em andamento, passando por essa mesma transformação. Esse é o maior programa de recuperação da infraestrutura da rede de ensino da história de Roraima”, disse o vice-governador.
Um marco para a Educação de Roraima
O secretário de Educação, Mikael Cury-Rad, também ressaltou o valor da nova sede:
“Hoje é um dia de celebração. A nova sede da Seed é um marco para a educação de Roraima. A partir de amanhã, estaremos atendendo com mais dignidade e conforto. Nosso objetivo é garantir um atendimento humanizado e eficiente”, afirmou.
O novo prédio, localizado na Praça do Centro Cívico, foi projetado para garantir conforto e eficiência, com novas mobílias, computadores e sistemas de ar-condicionado. A estrutura antiga, que abrigava a secretaria desde 2011, havia sido demolida em 2020, após anos de abandono e um incêndio que comprometeu a segurança. O atual edifício faz parte do programa “Aqui tem Obra”.