O Senador Chico Rodrigues esteve em reunião no palácio do Planalto , por mais de uma hora, com o presidente Lula, para tratar de assuntos chaves para o desenvolvimento do estado de Roraima, dando uma atenção especial aos problemas que insistem e persistem no dia a dia do povo roraimense.
“Pude ficar de frente com o presidente e cobrar pautas como a da exploração de petróleo e gás na bacia do Tacutú, onde o estado vai poder gerar divisas e produzir derivados de petróleo, criando novos empregos e obviamente mais desenvolvimento para todos. Falando em desenvolvimento, cobrei celeridade na entrega do Linhão de Tucuruí, nossa gente tem pressa, para que a energia chegue de maneira segura e confiável, e quem sabe, até mais barata aos lares e negócios das pessoas daqui.” Afirmou o Senador Chico.
Internet e Moradia
Nesta reunião estavam presentes os senadores Chico Rodrigues e o Senador Jaques Wagner. Dentre as demandas levantadas por Chico Rodrigues estavam a nova fibra óptica de internet que está vindo por via fluvial, pelo rio amazonas até o rio branco na capital, para termos estabilidade do serviço, que hoje é precário e sofre de interrupções constantes.
Outra pauta importante, foram as casas populares do minha casa minha vida, que já estão em fase avançada de negociação com a caixa econômica federal e o ministério das cidades para, inicialmente, trazer quatrocentas novas moradias para famílias brasileiras que moram em Roraima, mas ainda não tem casa própria.
“São milhares e milhares de brasileiros e brasileiras que precisam de ter um teto próprio sobre suas cabeças, e fiquei muito feliz que o presidente Lula se mostrou sensível e, com certeza vai atender essa demanda reprimida, que é casa pra gente trabalhadora, gente humilde que merece ter um lar pra chamar de seu” Enfatizou o senador Chico.
Agricultura Indígena
Além da questão moradia o Senador salientou que o Presidente ficou curioso com o projeto pioneiro e inovador de Chico Rodrigues na agricultura familiar, e indígena em Roraima, onde centenas de equipamentos agrícolas foram disponibilizados à associações de pequenos agricultores em todo o estado, capital e interior.
Chico disse que Lula soube que esse projeto está mudando a realidade dos pequenos produtores, que antes trabalhavam “no cabo da enxada”, de forma manual, e hoje contam com tratores, arados, esteiras, carretinhas, tratoritos e até caminhões e colheitadeiras para melhorar a produção de produtos vindos do campo para a cidade, produzidos por índios e não índios também.
“Veja bem, isso é um círculo virtuoso, onde os pequenos que antes, por falta ferramentas adequadas, e de condições financeiras pra compra-las, trabalhavam, como diz o outro, “puxando cobra pros pés”, expressão que se refere ao trabalho suado no cabo da enxada, hoje estão podendo ter dignidade de usar um trator para preparar o solo, plantar e colher com qualidade. Isso tudo, minha gente, faz com que o pequeno produza mais, colha mais, venda mais e tenha como viver de maneira sustentável no campo. Além do que a produção chega na cidade em maior quantidade e os preços vão acabar baixando.” Disse Chico.
Infraestrutura
A agenda de conversa entre o Senador Chico e o Presidente Lula foi extensa, a estrada da Guiana, asfaltamento da BR 401 pelo DNIT em Normandia, corredor de exportação Brasil, Guiana e Venezuela e agronegócios no âmbito da produção de Arroz foram solicitações urgentes para alavancar o crescimento socioeconômico para a região.
O Presidente Lula foi muito cortês ao receber as demandas e se comprometeu em ajudar Roraima em seu desenvolvimento, atendendo as demandas levadas pelo Senador Chico Rodrigues.
“Antes mesmo que alguém venha fazer críticas as pautas solicitadas, vou me adiantar. Estou na política há mais de 30 anos, são nove mandatos. Fui vereador, deputado federal por cinco vezes, vice-governador, governador de Roraima e hoje estou senador. Trabalhei e trabalho incessantemente por Roraima, independentemente de quem esteja na cadeira de presidente da república. Busquei auxilio nos governos Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma, Michel Temer, Jair Bolsonaro e agora busco soluções pra Roraima junto novamente ao presidente Lula. Minha Bandeira de trabalho é o povo de Roraima, e por Roraima vou continuar trabalhando, porque o meu trabalho não para.” Finalizou o Senador de Roraima.