Professores da Região Norte ganham destaque em Congresso Latino-Americano de Semiótica

Crédito:

Compartilhe:

Professores da região norte do Brasil estão marcando presença no XX Congresso Latino-Americano de Semiótica, que acontece de 2 a 5 de julho de 2024, na Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

O evento, organizado pela Federação Latino-Americana de Semiótica (FELS), reúne especialistas renomados para discutir avanços e perspectivas no campo da semiótica.

A Professora Doutora Clotilde Perez, da Universidade de São Paulo, e organizadora do X Congresso Latino-americano de Semiótica (Fels) – falou de Medellín – Colombia sobre o evento:

“Pela primeira vez em um congresso internacional de Semiótica teremos um painel específico para aprendermos, discutirmos e nos inspirarmos com os Signos da Amazônia. Coordenado pelo prof. Mauricio Zouein, o painel vai tratar das singulares linguagens amazônicas que se expressam com imensa potência estética e valores éticos originários do nosso país. Certamente esse será um momento privilegiado para promover a reflexão sobre quem somos, como nos expressamos e para onde queremos ir. Espero vocês no X Congresso FELS, na USP.”

O Prof. Roberto Chiachiri, que é semioticista – Gravou em Paris sobre o evento.

Um dos destaques do Congresso é a participação de professores da Amazônia, em especial do Prof. Maurício Zouein, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Zouein desempenha um papel importante no evento. Membro da comissão científica, comissão de memórias e homenagens e comissão eleitoral da FELs. Vai apresentar dois trabalhos sobre a identidade imagética da Amazônia, irá moderar mesas e coordenar o painel sobre a nossa região.

Expectativas e Preparativos

Em entrevista, o Professor Maurício Zouein compartilhou suas expectativas para o congresso:

“A minha expectativa são as melhores possíveis. Só o fato de estar participando de um evento de tal magnitude já é motivo de orgulho e satisfação.”

Zouein, que é ex-aluno do curso de comunicação da UFRR, ressaltou a importância da universidade em sua formação e carreira:

” O fato de eu ser um profissional hoje, devo a UFRR, além de ser um ex-aluno, também sou professor da Universidade, então, sou um profissional formado que voltou para casa. Na UFRR tenho a oportunidade de compartilhar conhecimento, ensinamentos, enfim… Hoje estamos conquistando novas fronteiras representando nossa instituição, nosso estado e nossa região.”

Importância do Evento

Para Zouein, a participação no congresso é uma oportunidade de destacar a qualidade dos pesquisadores da Amazônia:

“É importante estar apresentando, organizando, coordenado e mediando mesas. É importante no sentido de mostrar que no extremo norte do país, existem pesquisadores, cientistas, que fazem da Amazônia a inspiração para os trabalhos”

Conforme a Profa. Dra. Ana Lúcia – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR “as pesquisas em relação aos signos da Amazônia e a Amazônia enquanto signo estão crescendo a partir de imagens de memórias. Eu acredito que isso mostra a profundidade das pesquisas do prof. Maurício e mostra, também, a seriedade das pesquisas desenvolvidas na UFRR”.

Contribuições de Maurício Zouein

Maurício Zouein está envolvido em diversas apresentações e discussões, contribuindo com suas pesquisas e expertise em áreas como a semiótica na Amazônia e a interação entre inteligência artificial e produção audiovisual. Suas apresentações abordarão temas como:

A construção espaço-temporal dos sentidos de natureza e cidade em produções audiovisuais.
A manifestação do pensamento na organização social das cidades a partir do espaço da rua.
A construção da enunciação em fotos postadas no Instagram.
A transmedialidade em grafite de escritores.
Interações discursivas na tradução intersemiótica em Open AI.
Avaliação de interfaces de usuário em chatbots de serviço público e o “uncanny valley”.

O Magnifico Reitor da UFRR Professor Doutor José Geraldo Ticianeli enfatizou a relevância da semiótica para a compreensão e divulgação da Amazônia, destacando que a região não produz um “excedente simbólico” de sua própria identidade, mas é vista por meio das representações exóticas construídas ao longo dos séculos. “O valor simbólico, além de toda experiência acadêmica, é a possibilidade de discutirmos e apresentarmos a imensa potência semiótica e valores éticos originários da nossa região,” disse Ticianeli.

Programação Envolvendo o professor pesquisador roraimense

04 de Julho
Apresentação de Trabalhos: Semiótica, Espaço e Tempo
Horário: 16h às 18h30
Participantes: Maurício Zouein, Rosana Mauro, Janice Alves Gomes e Sebastião Elias Milani, Luma Clécia da Silva, Marco Tulio Pedroza Amarillas.

05 de Julho
Painel: Ecossistemas Sínicos na Amazônia: Diversidade Cultural, Ecologia e Semiótica
Horário: 10h15 às 12h
Participantes: Maurício Zouein (UFRR), Aparecida Zuin (UNIR), Laura Lago (UFPA), Milton Chimarelli Filho (UFAC), Mirna Feitoza (UFAM), Jacqueline Ausier (USP).

Apresentação de Trabalhos: Inteligência Artificial e Abordagens Semióticas
Horário: 16h às 18h30
Participantes: Henrique da Silva Pereira, Yasmin Trindade Rebelo e Maurício Zouein, Lúcia Lemos, Alessandra Cristina Bonilha e Lucila Campiglia, Gabriela Ferreira Coutinho e Georgia da Cruz Pereira.

 

 

PUBLICIDADE