Qual o VALOR de uma peça em pedra sabão? Quais conhecimentos específicos são necessários para produzi-la?
A produção de artesanato em pedra-sabão demanda diversos conhecimentos específicos, além do esforço físico para caminhar até o lugar onde se encontra a matéria-prima.
No Tepequém, o trabalho com pedra-sabão é relativamente recente. Após a decadência do garimpo, algumas pessoas passaram a recolher as pedras e a aprender a esculpi-las. Para apanhar a pedra-sabão é preciso uma se submeter a uma boa caminhada, atravessando igarapés e subindo morro. Então, é necessário o conhecimento específico para reconhecer a pedra, entre tantas outras que existem na região.
Escolhem-se as melhores e se faz o caminho de volta, mas desta vez carregando grande peso. Ao chegar ao ateliê, o artesão coloca em prática seu conhecimento técnico e vocação artística para modelá-la e transformá-la numa peça de arte.
Portanto, o VALOR do trabalho artesanal transcende o produto. Há o esforço, os conhecimentos específicos e a aptidão do artesão, que se somam ao objeto que ele produziu.
Para o artesão, ver seu trabalho apreciado e valorizado é a grande recompensa de seu esforço e talento. Portanto, dentro da perspectiva do Turismo Social, que é sustentável, portanto, responsável, o viajante deve ser cuidadoso e respeitoso ao negociar e comprar um artesanato.
Qual o VALOR do esforço, do conhecimento e da vocação de uma pessoa?



