Transformando Vidas: Empreendedora faz sucesso com reconstrução mamária de mulheres que tiveram câncer

Crédito:

Compartilhe:

Foi com a cara, a coragem e a ajuda do Sebrae Roraima, que Vanda Dias virou empreendedora individual em 2019 e hoje transforma a vida das pessoas reconstruindo sua autoestima.

Formada em Direito há 14 anos e professora de Direito Constitucional, Vanda deixou a estabilidade do serviço público  e guiada pelo desejo de impactar positivamente a vida de outras mulheres, encontrou na Estética Paramédica um nicho inovador em Boa Vista.

Diferente da estética convencional, a Estética Paramédica foca em reconstruir e disfarçar cicatrizes, com a combinação com a cor da pele da paciente, a partir de princípios de tatuagem, com a diferença de que o pigmento é aplicado na camada superficial da pele.

As técnicas são cada vez mais aperfeiçoadas permitindo, por exemplo, um efeito 3D mesmo quando não há a reconstrução do tecido do mamilo.

“O serviço de reconstrução de aréolas é o meu preferido”, diz Vanda. “Porque entregamos mais que um serviço de pintura corporal; devolvemos o autoconhecimento, o pertencimento, a autoestima de quem perdeu tudo com o câncer de mama. É como a ‘cereja no bolo’ depois da cura do câncer.”

Vanda atendendo na Estética Paramédica

Projeto Social

O desejo de fazer a diferença foi o que motivou Vanda Dias a começar um projeto voltado para mulheres com câncer e que precisaram fazer a retirada da mama.

Em 2020, Vanda e seu esposo criaram o projeto “Redesenhando Histórias”, que atende gratuitamente mulheres que passaram pelo câncer de mama. Até agora, mais de dez mulhere

s foram beneficiadas pelo projeto, recebendo não apenas a reconstrução de aréolas, mas também uma nova perspectiva de vida.

A especialista em estética paramédica, conta que fez um curso de realismo de aréola em 3D e em outubro lançou o projeto para redesenhar mamilos e aréolas. A micro pigmentação geralmente é indolor e rápida de ser feita, mas exige sessões de retoque a cada dois ou três anos e recomenda-se que se feitas em duas sessões.

O projeto também se estende à reconstrução de lábios leporinos, outro serviço transformador.

“Para essas mulheres, a cirurgia plástica de reconstrução não é apenas estética, mas uma necessidade fundamental para restaurar a dignidade e o equilíbrio emocional em meio a uma luta tão árdua” explicou.

Segundo Vanda, o procedimento é totalmente gratuito e oferecido às mulheres durante todo o ano, não apenas no mês de outubro, conhecido pela campanha do Outubro Rosa. O agendamento é feito conforme a disponibilidade do centro estético.

“Trabalho há 6 anos com a reconstrução paramédica, e desde sempre esse trabalho foi feito voluntariamente e sem limitações. Minha intenção é poder ajudar ao máximo através da minha arte. O que me motiva é saber que levo vida para as pessoas”, comenta.

Projeto Redesenhando Histórias

Histórias marcantes

Quando perguntada sobre quais pacientes mais marcaram a trajetória da profissional, Vanda afirma que é difícil escolher, pois cada história causa um impacto diferente.

” As clientes desabafam, compartilham suas histórias Cada reconstrução eu tenho a oportunidade de aprender e valorizar mais tudo que tenho na vida. O que me marca muito é saber que a maioria quando fica doente é abandonada por seus parceiros e eu ajudo elas a recuperarem sua autoestima “.

A profissional relembra uma paciente que disse não conseguir se olhar no espelho desde que precisou passar pela cirurgia mamária.

“Ela mencionou que nunca mais tinha se olhado no espelho, que não tinha o apoio do parceiro, e que agora ela se reconhecia depois de tantos. Foi emocionante.”.

Outra cliente de 69 anos, passou por uma mastectomia preventiva há dois anos. “Conheci a Vanda depois da minha filha participar de uma palestra do Sebrae Beleza. Fiquei muito nervosa quando cheguei até o Studio, mas ela me acalmou e fez a reconstrução. A imagem que vi depois de pronto, foi como voltar ao passado e ter um seio normal, foi muito emocionante, gratificante”, afirma a paciente.

Para ser atendida pelo “Redesenhando Histórias”, é preciso entrar em contato com a Vanda por meio do celular (95) 99111-7230.

A diferença do Sebrae na vida dos empreendedores

Os empreendedores que desejam atuar no ramo da beleza são atendidos pelo Sebrae Roraima. Eles recebem consultorias especializadas e capacitações exclusivas para o segmento da beleza e também podem participar de feiras e de missões empresariais do Sebrae onde irão compartilhar experiências e boas práticas de negócios.

A gestora do Projeto de Beleza do Sebrae/RR, Jesiana Figueira, explicou que empreender no ramo da beleza é algo desafiador para quem atua no segmento. “Além de precisar estar sempre atualizada sobre as tendências para poder atender aos clientes, também é preciso focar no gerenciamento dos negócios.

Em Roraima temos muitas histórias boas e que merecem ser compartilhadas e o Sebrae ajuda essas empreendedoras a não desistirem e a alcançarem o sucesso”

Vanda em Palestra no Sebrae Beleza

O que dizem os especialistas

Dados da Sociedade Brasileira de Mastologia indicam que mais de 110 mil mulheres brasileiras foram submetidas à mastectomia (retirada da mama) pelo SUS no país nos últimos 10 anos. O procedimento é uma das intervenções no tratamento de câncer de mama.

Essas mulheres têm direito, desde 2013, à reconstrução mamária imediata, garantida pela lei 12.802 ainda durante a mastectomia. A exceção são aquelas cujo quadro clínico não ofereça condições ou haja riscos para a saúde. Ainda assim, alguns aspectos da estética da mama podem ficar comprometidos, como a aréola, aquela área pigmentada ao redor do mamilo.

Para a fisioterapeuta Caroline de Siqueira Mendes, que estuda a micro pigmentação paramédica, o procedimento tem uma importância gigantesca para mulheres que passaram pela doença.

“As pacientes se sentem totalmente realizadas e felizes, após a micro pigmentação. Afinal passaram por um processo que agrediu totalmente o seu lado psicológico e físico. E, esse é o objetivo: devolver a autoestima, fazendo com que essas pacientes possam se olhar no espelho e se enxergarem novamente como mulheres. É uma forma de fortalecê-las, após um longo processo de fragilidade”, destaca Caroline.

 

 

PUBLICIDADE