A Ouvidoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu nesta quarta-feira (29) uma escuta ativa e panfletagem no estacionamento de um supermercado do bairro Alvorada, zona Oeste de Boa Vista. Quem passou pelo local, teve acesso a serviços de ventosaterapia, massoterapia, bioestimuladores, aferição de pressão, medição de glicose e nutrição com degustação de produtos, em parceria com um centro de estética.
A dona de casa Laudeíde Cruz elogiou a iniciativa da Ouvidoria-Geral da ALE-RR. Depois das compras, ela foi convidada a conhecer as atividades do órgão e fazer um teste rápido de glicemia.
“Quando cheguei aqui, também tinha massagem nas pernas e nos pés, o que é uma coisa muito boa. Foi a primeira vez que fiz, e amei. Achei muito bom, porque a gente não tem condição de ir a um local particular. O que ofereceram foi maravilhoso”, avaliou.
O professor Ortegilson Carvalho, que saiu de casa apenas para comprar um detergente, foi outro cliente surpreendido com o tratamento VIP. Ele, que mediu sua glicose e ainda fez um tratamento de podologia, aprovou o resultado.
“Eu preferi fazer os dois, porque não sabia como estava a minha glicose. Descobri que está muito baixa. Amei o tratamento com a podóloga. Estou me sentindo em um spa. A Assembleia [Legislativa] está de parabéns pela ação social, apesar de eu estar quase apanhando por chegar em casa atrasado”, brincou o docente, parabenizando os profissionais pelos serviços. “Está aprovadíssimo! Se pudesse haver mais ações como essa, seria ótimo. A podóloga me deu todas as orientações de como me tratar. Daqui para frente, vou procurar só especialistas”, frisou.
Em 2024, o órgão iniciou o projeto “Ouvidoria Itinerante” nos bairros de Boa Vista, para que a população conheça a atuação do parlamento, tendo como diferencial a ação social, conforme explica o diretor Manoel Batista.
“É uma escuta ativa com a população, mas, além disso, estamos oferecendo aos moradores esses serviços que formam uma pequena ação social. São serviços clínicos, de beleza, estética e de orientações. Temos ainda parceria com a Secretaria Especial da Mulher [SEM], trabalhando a orientação, e com alguns parceiros externos da iniciativa privada”, informou.
A convite da Ouvidora-Geral do parlamento, a SEM esteve presente com orientações sobre violência doméstica e familiar e sobre onde as vítimas podem procurar auxílio.
“Eu expliquei sobre os serviços da SEM. Recebemos mulheres vítimas de violência doméstica, tanto com atendimento psicológico quanto jurídico, e atendimento para o homem agressor, por meio do Centro Reflexivo Reconstruir. A gente entregou, em média, uns 30 panfletos, e informamos também sobre o restante da ação”, contou Rayza Fialho, servidora da SEM.
O ouvidor-geral, deputado Isamar Júnior (Podemos), reforçou que o objetivo da ação é levar o Poder Legislativo para mais próximo da população.
“Eu já venho falando há mais de um ano que nós precisamos trazer a ouvidoria e a Secretaria Especial da Mulher para que os roraimenses conheçam as atividades que fazemos dentro da Assembleia Legislativa e nos municípios, e foi isso o que fizemos, com a escuta ativa e todas essas outras atividades”, salientou.
A Ouvidora-Geral e a SEM estão localizadas na Avenida Santos Dumont, 1470, Aparecida. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e pelos números (95) 98402-2474 (Ouvidoria) e (95) 98402-0502 (Zap Chame), 24h horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
Em Rorainópolis, ambos também atendem nos mesmos dias e horários. A ouvidoria fica na rua Maranhão com a Ulysses Guimarães, s/n, e a SEM na BR-174, próximo à rodoviária.