O Governo do Estado lançou o Programa Setorial Chão de Fábrica Digital, uma das três iniciativas do Plano de Transformação Digital de Roraima. A cerimônia aconteceu na, 23, durante a abertura da edição 2024 da Feind (Feira da Indústria de Roraima), que ocorre no Shopping Garden até sábado, 25.
No âmbito do programa de governo, executado pela Seadi (Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), foram desenvolvidos diversos projetos técnicos que definem linhas temáticas interconectáveis, considerando as necessidades de desenvolvimento do setor industrial.
“O primeiro projeto a ser implementado, que é intitulado ‘Automação, Sensoriamento de Linha de Produção e Eficiência Energética’, visa transformar digitalmente 20 indústrias de Roraima por meio da implementação de tecnologias avançadas de sensoriamento e gestão digital de eficiência energética”, destacou o secretário Marcio Grangeiro.
Projeto será mensurado por ferramenta que indica grau de digitalização da indústria roraimense
Um dos objetivos primários do programa do Governo do Estado é elevar o nível de maturidade digital da indústria local, proporcionando meios técnicos, estímulos e incentivos para adoção de tecnologias que elevam o aumento da competitividade do setor, permitindo a inserção da chamada indústria 4.0.
Esta evolução da forma de se fazer a atividade também é conhecida como a “Quarta Revolução Industrial”, e engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, computação em nuvem e a internet das coisas, que estão mudando as formas de produzir e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
Para avaliar os resultados do projeto será utilizado o Índice de Maturidade Digital, uma metodologia desenvolvida em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e aplicada pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).
Este índice permitirá ao Governo do Estado, ao Sebrae e à Fier (Federação das Indústrias de Roraima) entender o nível de maturidade digital das indústrias locais. Com base nesta avaliação, será possível propor novos projetos, programas e incentivos específicos para continuar avançando na transformação digital do setor industrial de Roraima.
A iniciativa integra as políticas públicas do Estado, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecendo a competitividade empresarial.
“Alinhado ao Plano Roraima 2030, o programa busca fortalecer os setores produtivos estratégicos dentro do Eixo de Desenvolvimento Sustentável”, reforçou o coordenador técnico da Seadi, Reginaldo Rubhi.
PARCERIA ESTRATÉGICA
Para a execução do primeiro projeto técnico, a parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é crucial tanto para o sucesso do projeto quanto para modernizar as linhas de produção e melhorar a eficiência energética das empresas, conforme explicou o secretário Márcio Grangeiro. E juntamente com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Sebrae utiliza a base tecnológica do programa Brasil Mais.
“O Sebrae traz expertise na adoção de tecnologias avançadas e na capacitação empresarial, enquanto a Seadi oferece uma visão estratégica para o desenvolvimento da indústria local. Juntos, eles combinam recursos, conhecimentos e experiências que são fundamentais para a transformação digital das indústrias de Roraima”, detalhou.