Compartilhe esta notícia:

Poder Legislativo concede Comenda Orgulho de Roraima a profissionais da enfermagem

Em alusão ao Dia Internacional da Enfermagem, parlamentares, representantes de sindicatos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes e professores universitários marcaram presença na sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para a entrega da Comenda Orgulho de Roraima a profissionais da área, nesta sexta-feira (17).

O evento atendeu ao Requerimento nº 28/2024, do deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), para valorizar a carreira de quem atua na linha de frente da promoção, proteção, recuperação da saúde e bem-estar do paciente.

“Vocês são o orgulho de Roraima, de um Estado que luta para ser forte. Esse é um momento de muita alegria e respeito. Eu sou filho de uma enfermeira, então aprendi desde o começo da minha vida que devemos respeitar vocês, que são o cerne de todo o cuidado da saúde estadual”, afirmou o Dr. Cláudio Cirurgião.

O parlamentar ainda ressaltou o compromisso da Assembleia Legislativa com pleitos antigos da categoria, como auxílio-alimentação, auxílio-interiorização e aposentadoria especial.

“Há cinco meses, o Estado não paga a terceira parcela do PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração]. Isso foi aprovado na Assembleia Legislativa, por isso não vamos descansar enquanto o compromisso firmado com vocês não for efetivado. Também temos que lutar pelo auxílio-interiorização, auxílio-alimentação e, além disso, estamos tratando da aposentadoria especial dos servidores da saúde, porque a maioria que trabalha na área está sujeita a riscos físicos, psicológicos, radiológicos, biológicos. Vocês, profissionais, merecem uma aposentadoria especial”, complementou.

O deputado Renato Silva (Podemos), também filho de uma enfermeira, salientou o robusto sistema de saúde brasileiro, no qual a enfermagem desempenha um papel crucial e impulsionador.

“Fazemos essa singela homenagem. O nosso país criou o SUS [Sistema Único de Saúde], que merece críticas pela gestão, mas que de fato funciona. Quero parabenizar os profissionais da enfermagem que correm risco diariamente, com sua integridade física e psicológica, às vezes trabalhando em comunidades distantes e sem infraestrutura. Médicos e enfermeiros têm que se deslocar, e vocês são os verdadeiros heróis”, disse Silva.

Já a decana do Poder Legislativo, deputada Aurelina Medeiros (Republicanos), salientou a importância do reconhecimento inédito do Poder Legislativo

“Eu sou veterinária de formação, então fico próxima da área da saúde, e acredito que isso inspirou até meus filhos a serem médicos. Nós percebemos e avaliamos a importância de vocês, enfermeiros, técnicos e auxiliares. Esse é um evento histórico; já fizemos homenagens para vários médicos, e este é o primeiro para a enfermagem. Por isso, quero saudar a todos os profissionais da saúde que estão aqui”, salientou Medeiros.

12 mil profissionais em Roraima

Durante a cerimônia de homenagem, a presidente do Coren-RR (Conselho Regional de Enfermagem), Tárcia Millene de Almeida, traçou um breve histórico da enfermagem em Roraima. Ela mencionou marcos importantes, como o estabelecimento do primeiro curso de enfermagem em nível médio (1998) e o curso superior (2006, homologado em 2010), além dos pioneiros da profissão e a instituição do Coren no Estado.

“Estamos muito felizes, principalmente porque é a primeira vez que algo exclusivo é dedicado aos profissionais da enfermagem. Somos três milhões no país, mas ainda somos pouco reconhecidos, sendo apenas 12 mil em Roraima. Entendemos que essa homenagem é uma estratégia crucial para o crescimento da profissão, indo além da valorização financeira”, afirmou.

Ela também abordou os desafios enfrentados pela categoria, como a infraestrutura inadequada, carga de trabalho excessiva, falta de segurança, salários defasados e ausência de planos de carreira. A presidente do Coren convocou os enfermeiros a ocuparem espaços de poder.

“Temos médicos no parlamento, mas precisamos também de enfermeiros. Seremos verdadeiramente reconhecidos quando ocuparmos esses lugares”, declarou, sendo aplaudida calorosamente.

Maria La Paz, enfermeira e membro do Sindprer (Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima), ressaltou a importância do reconhecimento institucional para a melhoria da saúde pública.

“Quando o servidor é reconhecido e valorizado, ele presta uma assistência melhor e de mais qualidade. Agradeço muito por essa homenagem, porque todos os profissionais de enfermagem mereciam receber esse prêmio”, ponderou.

A enfermeira Rayssa Triani, à frente do projeto “Boa Vista + Saúde”, um ambulatório móvel reconhecido pelo Ministério da Saúde, também expressou sua gratidão.

“Ser enfermeira envolve estar tanto na linha de frente quanto na gestão. Os desafios são inúmeros, cuidando integralmente dos pacientes em todos os momentos, sejam de alegria ou tristeza. A jornada de trabalho é desgastante, então momentos como este são muito merecidos”, destacou.

O coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Luciano Hayd, corrobora essa visão. Ele defendeu o reconhecimento de uma classe fundamental, não apenas no cotidiano dos pacientes, mas também em momentos críticos da saúde pública.

“Essa importância se intensificou ao longo dos anos, com a pandemia de Covid-19 evidenciando o papel crucial da enfermagem. A visibilidade da profissão saltou, e as pessoas puderam presenciar a relevância da enfermagem. O deputado Cláudio Cirurgião e a Assembleia Legislativa merecem os parabéns por essa iniciativa”, recordou.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas redes sociais do Parlamento (@assembleiarr).

Confira a lista de homenageados com a Comenda Orgulho de Roraima por indicação parlamentar:


Deputado Dr. Claudio Cirurgião:
1. Aluska Paola Moreira Nóbrega
2. Ana Maria Vieira de Alencar
3. Durval Evangelista de Oliveira
4. Elzicia Pereira Barbosa
5. Etiane Kátia Moreira dos Santos
6. Cerino Fábio Morais Rocha
7. Iuzete Adriana Cardoso
8. Janet Cárdenas de Torres
9. Luciana Silva
10. Maceli de Souza Carvalho
11. Maiza Ferreira Valverdes Matias
12. Manoel da Costa Lima
13. Maria das Virgens Ricarte Linhares de Sá
14. Maria de La Paz Perez Sampaio
15. Maria Eunice Alves da Silva
16. Marlene Sales Corrêa
17. Ovande Alves de Siqueira
18. Júnior Patrícia Helena da Costa
19. Raquel Oliveira das Neves
20. Tereza Cristina Silva dos Santos

Deputado Dr. Meton:
1. Alynelson Farias Pereira
2. Dayana Lobo de Souza
3. Érica Duarte Sinésio
4. Erika Madelaine Souza do Nascimento Carvalho
5. Huriana Ribeiro Araújo de Almeida
6. Karina D Paula Pereira
7. Karol Matilde Calheiros Pena
8. Odemila Aparecida dos Anjos da Costa
9. Rayssa Leite Dutra Triani
10. Rosineide Soares do Nascimento
11. Rosileia Ferreira Amorim
12. Tarcia Millene de Almeida Souza Barreto
13. Viviane Lie Osaki
14. Flavia Carolina Alves Lima
15. André Modesto de Souza
16. Maria Francisca Santos da Silva

Deputado Marcelo Cabral:
1. Francisco Marques Carvalho Hennyd
2. Yuri Carvalho da Silva
3. Pâmela Alves da Silva
4. Alessandra Oliveira Leite
5. Amanda Lima Ferreira

Deputada Catarina Guerra:
1. Nayla Thaylse de Andrade Pereira
2. Elionizia Alice Oliveira Oriente
3. Márcio Glebe da Silva Pereira

Deputado Renato Silva:
1. Robéria Teles

Deputada Aurelina Medeiros:
1. Dayanne Vieira de Oliveira
2. Joelma Andrade Rebouças
3. Suellen de Silva Ramos

Semana de luta

Entre os dias 12 e 20 de maio, comemoram-se, respectivamente, o Dia do Enfermeiro e o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem. Durante esse período, conselhos, entidades, universidades e organizações celebram a Semana da Enfermagem, em consonância com o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro comemorado em 12 de maio, escolhido em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é considerada a mãe da enfermagem moderna.

Já em 20 de maio, é a vez da comemoração dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem! No Brasil, essa data homenageia Ana Néri. Pioneira da enfermagem no país, ela foi a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares.

Compartilhe esta notícia: