Preocupado com a qualidade do ar que as pessoas estão respirando, prefeito Arthur convoca reunião emergencial

Crédito:

Compartilhe:

Devido à forte fumaça que vem encobrindo Boa Vista, com maior intensidade nesse último final de semana, o prefeito Arthur Henrique anunciou durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 25, no Palácio 9 de Julho, reunião emergencial com Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas no município, para definir recomendações de cuidado com a saúde de toda a população. 

O prefeito ressaltou que as ações da gestão ocorrem desde o mês de outubro do ano passado, para coibir as queimadas nesse período de estiagem e reduzir os riscos dos incêndios. Entre as ações estão as campanhas educativas e de sensibilização nos veículos de comunicação e nas ruas de Boa Vista, com orientação nos bairros, fiscalização de terrenos baldios e a intensificação de retirada de galhadas. Na área rural, foram feitas escavações de tanques e implantação de aceiros para contenção de chamas no entorno da cidade. 

Para fortalecer as ações da Patrulha de Prevenção e Combate às Queimadas, também foram firmadas parcerias com o Ibama, por meio do Programa PrevFogo, para maior monitoramento e combate a focos de incêndio nas vicinais, comunidades indígenas e rodovias. 

“O cenário de forte estiagem exige ações mais intensas e efetivas em todo o estado.  Especificamente nesses últimos dois dias, foi registrado em Boa Vista pela plataforma PurpleAir a pior qualidade de ar do planeta. A prefeitura vem fazendo sua parte com equipes de vigilância, Defesa Civil, com ações tanto na área rural como urbana e nosso comitê está reunido para que possamos tomar todas as medidas necessárias para proteger a saúde da nossa população”, explicou Arthur.

 

As primeiras recomendações já foram adotadas nas escolas e nos projetos sociais nesta segunda-feira, para que se evite atividades ao ar livre. Até na hora das refeições, as crianças vão permanecer dentro das salas de aula para evitar ao máximo o contato com a fumaça. Também idosos do Projeto Cabelos de Prata foram orientados para permanecer em casa. Outras medidas definidas pelo comitê serão anunciadas ainda hoje.

PUBLICIDADE