Compartilhe esta notícia:

73% dos vereadores de Boa Vista mudam de partido após janela partidária

73% dos vereadores de Boa Vista está de casa nova para disputar a eleição municipal de outubro. Levantamento feito pela reportagem do site Política Macuxi diretamente com interlocutores do Legislativo mostra que 17 dos 23 políticos da Câmara Municipal trocaram de legenda.

A maior bancada fica por conta do MDB, com 7 vereadores, sendo a segunda colocação dividida entre Progressistas, Republicanos e DC, cada uma com quatro vereadores.

A maioria dos parlamentares já havia definido pela mudança partidária dias antes da data final. Mas o último dia ainda reservou movimentações nos bastidores.

Pelo que apurou a reportagem com fontes da Câmara Municipal de Boa Vista, apenas os vereadores Bruno Peres (MDB), Regiane Matos (MDB), Ítalo Otávio (Republicanos), Sandro Baré (Republicanos) e Manoel Neves (Republicanos) e Melquisedek (União) não trocaram de partido.

Com a janela fechada, o balanço mostra que cinco vereadores foram para o MDB. São eles: Guarda Jullyerre Pablo (ex-PSL), Vavá do Thianguá (ex-PSD), Fogaça (ex- PTC/AGIR), DR Ilderson (ex-PTB) e Júlio Cézar (ex-DC). Antes, a legenda só tinha dois vereadores. O crescimento de cinco cadeiras na bancada emedebista é o maior da Casa.

Em seguida temos o Progressistas e o DC que saíram de 1 para 4 vereadores, o Republicanos tinha 3 vereadores e ganhou um novo parlamentar: O presidente da Câmara, Genilson Costa.

As bancadas do Podemos que ganhou dois novos vereadores e do União Brasil e PDT que ganhou um novo vereador sofreram poucas mudanças com o fim da janela partidária.

Em contrapartida, seis siglas desapareceram da Câmara. O Solidariedade, o PSL e o PSD, o PTC, o PRTB , o PV e o PMB não tem mais representantes no legislativo municipal.

A concentração de mudanças partidárias em direção ao MDB, liderado por Romero Jucá, e aos Progressistas, comandados pelo Senador Hiran Gonçalves e o governador Denarium, aponta para um fortalecimento dessas legendas. Esses movimentos não são apenas jogadas isoladas de vereadores em busca de melhores oportunidades políticas, mas sim reflexos de uma engenharia política mais ampla, que visa consolidar bases, fortalecer alianças e, por conseguinte, aumentar o poder de barganha e influência nas próximas disputas eleitorais.

Confira a tabela dos vereadores: 

ELEIÇÕES 2024 BV
VEREADORES QUE NÃO MUDARAM DE PARTIDO – 17
PARTIDO QUE SAIU PARTIDO QUE ENTROU
Guarda Jullyerre Pablo (PSL) Guarda Jullyerre Pablo (MDB)
Vavá do Thianguá (PSD) Vavá do Thianguá (MDB)
Fogaça (PTC/AGIR) Fogaça (MDB)
DR Ilderson (PTB) DR Ilderson (MDB)
Júlio Cézar (DC) Júlio Cézar (MDB)
Genilson Costa (Solidariedade) Genilson Costa (Republicanos)
Kleber Siqueira (Solidariedade) Kleber Siqueira (Progressista)
Aline Rezende (PRTB) Aline Rezende (Progressista)
Juliana Garcia (PSD) Juliana Garcia (Progressista)
Nilson Bispo (PSC) Nilson Bispo (Progressista)
Adjalma Gonçalves (Solidariedade) Adjalma Gonçalves (Podemos)
Tuti Lopes (PL) Tuti Lopes (Podemos)
Ruan Kenobby (PV) Ruan Kenobby (DC)
Adnan Lima (PMB) Adnan Lima (DC)
Gildean Gari (PP) Gildean Gari (DC)
Leonel Oliveira (Solidariedade) Leonel Oliveira (DC)
Inspetor Daniel Mangabeira (REDE) Inspetor Daniel Mangabeira(PDT)

 

VEREADORES QUE NÃO MUDARAM DE PARTIDO 6

Bruno Peres (MDB)
Regiane Matos (MDB)
Ítalo Otávio (Republicanos)
Sandro Baré (Republicanos)
Manoel Neves (Republicanos)
Melquisedek (União)

 

Compartilhe esta notícia: