Roraima se destacou entre os estados brasileiros por conta de uma manifestação organizada pelo grupo “Levante Popular”, em frente a residências e comitês de políticos e lideranças da extrema direita.
Os jovens do grupo realizaram um “escracho” em frente à sede do partido União Brasil, comandado pelo Deputado Federal Nicoletti.
O ato faz parte de uma série de manifestações em 10 estados do país, visando expor políticos ligados ou que apoiaram os atos considerados antidemocráticos de 08 de janeiro. O protesto teve como bandeira o slogan: “Aqui mora um golpista: Por Verdade, Memória e Justiça”,
Os participantes do Levante Popular da Juventude, que se auto definem como militantes em busca de uma transformação estrutural na sociedade brasileira, argumentaram que o manifesto foi uma forma de conectar os eventos históricos ao golpe militar de 1964 com os recentes ataques à democracia.
“O Deputado Federal Nicoletti, esteve na manifestação na avenida Paulista e usa do mesmo discurso bolsonarista. Estamos denunciando e não descansaremos enquanto não houver justiça e punição aos golpistas, sejam eles de 1964 ou 2023”.
As ações resgatam o legado de Nacionalização do Levante que aconteceu em 2012, quando o Movimento escrachou torturadores do período da ditadura.
Outro lado
O Deputado Federal Nicoletti, alvo dos protestos em Roraima, expressou sua posição frente às manifestações. Em nota, o parlamentar descreveu o movimento como de “extrema esquerda” e afirmou que os protestos apenas reforçam sua convicção de estar no caminho correto.
Ele reiterou seu compromisso em defender valores conservadores, a liberdade de expressão e se posicionou contra o que considera “abusos praticados pelo judiciário”.
Nicoletti também criticou a perseguição política e o ativismo judicial contra a direita, reafirmando sua dedicação em representar as famílias roraimenses e defender os princípios conservadores tanto em Roraima quanto no Congresso Nacional.