O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, se reuniu com o comitê emergencial por conta da situação das queimadas em Roraima e a preocupação com a saúde da população que respira o ar com qualidade considerada perigosa.
O anuncio foi feito durante coletiva que havia sido convocada para falar sobre o conjunto de obras que a prefeitura vai realizar na cidade, mas o prefeito resolveu dar prioridade às medidas para evitar danos a saúde da população.
Em breve comunicado aos jornalistas, Arthur disse que a situação se agravou nas últimas horas deixando a condição do ar absolutamente impróprio, porque a fumaça tomou conta das ruas da cidade, atingindo um nível péssimo para a saúde da população.
Em conversa com a imprensa, ele informou que deve emitir ainda hoje uma recomendação para a população e destacou preocupação com as sérias condições de saúde da população devido à má qualidade do ar na cidade, causada por intensas queimadas.
O prefeito explicou que a recomendação do Comitê Emergencial de Clima e Queimadas, visa dar mais segurança ao cidadão por conta das condições atmosféricas
“Estamos reunidos com as secretarias que lidam diretamente com o bem-estar das pessoas e nossas ações serão focadas em mitigar os efeitos das queimadas, que embora tenham sido pontuais e sem grandes proporções em Boa Vista, demandam atenção especial pois atingem nossa população”, afirmou o prefeito.
Entre as iniciativas mencionadas estão ações educativas, blitz educativas tanto na área urbana quanto rural, e visitas técnicas da Defesa Civil, que já apresentam resultados positivos.
Arthur Henrique chamou atenção para a gravidade da situação, classificando o ar de Boa Vista como um dos piores do planeta para respirar atualmente. Citou que a recente fumaça que cobre a cidade é consequente do fogo em outros municípios da região como Cantá e Mucajaí, onde medidas de combate ainda não foram implementadas.
Entre a série de recomendações urgentes à população vai constar: o uso de máscaras, a suspensão de atividades ao ar livre, a dispensa de idosos de atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de alertar para evitar ficar ao ar livre por conta da tendência de aumento na demanda hospitalar.
“Nosso comitê se reuniu na manhã de hoje para decidir sobre as melhores ações a serem tomadas. Nossa prioridade é garantir a qualidade do ar que nossos cidadãos respiram”, enfatizou.
Como medida imediata, o prefeito aconselhou a população a evitar atividades externas como corrida ou caminhada, como parte dos esforços para minimizar a exposição à fumaça nociva.
“Ressaltamos o compromisso da administração municipal em trabalhar incansavelmente para combater esta crise, ao mesmo tempo em que apelamos para a colaboração da população nas medidas preventivas e de segurança. A situação está sendo tratada com a máxima urgência, e atualizações sobre as medidas e o progresso das ações serão comunicadas regularmente aos moradores de Boa Vista” disse Arthur Henrique.