Os prestadores de serviços privados (terceiros) foram os recordistas de reclamações dos consumidores roraimenses, conforme dados do Procon Assembleia, com 1.148 registros em 2023, representando pouco mais de 54% dos casos totais.
O órgão de defesa do Legislativo fez 2.102 atendimentos durante o ano, dos quais 513 foram resolvidos.
Na sequência do ranking, com 465 queixas, estão os serviços financeiros, como empresas de empréstimos consignados, operadoras de cartão de crédito e bancos, que tiveram um aumento de mais de 20% em comparação ao ano passado, quando foram feitas 370 solicitações, seguidos dos serviços de telefonia fixa, móvel e internet, com 244 reivindicações.
Produtos com defeitos e vícios dos serviços – quando há falta de funcionalidade à qual o serviço foi destinado –, também figuram na lista com 120 contestações. Reclamações sobre fornecimento de energia elétrica e água são os últimos, com 57 registros cada, mantendo quase a média de 2022 (46 atendimentos).
Além dos diversos atendimentos, a equipe do Procon esteve nas ruas, em datas importantes para o comércio, promovendo várias ações, como panfletagens com dicas e diretrizes para o consumidor. Vale reforçar que os comerciantes e empresários não foram deixados de lado. Foram feitas ainda palestras em supermercados com orientações de funcionários sobre direitos e deveres dentro da relação fornecedor/cliente.
“Nós temos campanhas permanentes às terças e quintas-feiras, quando conversamos com fornecedores e consumidores para informar sobre como manter uma relação de consumo agradável com o cliente. Conversamos com ambas as partes para que fiquem em harmonia”, concluiu Mileide.
Procon, a serviço do consumidor
Durante entrevista no programa “Parlamento de Ponta a Ponta”, da Rádio Assembleia (FM 98,3), a presidente do órgão de defesa, deputada Tayla Peres (Republicanos), enfatizou todas as ações feitas em 2023, referentes a datas importantes que aquecem as vendas e destacou a importância do Procon para os consumidores, como a mediação de conflitos, além de a unidade ir às ruas para fazer palestras e levar informação diretamente aos interessados.
“O Procon tem uma função educativa. No decorrer do ano, foi um dos trabalhos que fizemos e ajudou bastante empresários e clientes. Fomos bem recebidos e aceitos. Serviu para acabar com o tabu de que o Procon não está ali para fiscalizar e prejudicar o fornecedor, mas para dizer que somos parceiros e queremos que diminuam as demandas que geram conflitos”, explicou a deputada.
Além do comércio, Peres relembrou a participação do programa permanente na orientação da declaração do imposto de renda, dicas para a população não cair em golpes financeiros, principalmente os mais idosos, que não são habituados com a tecnologia, aumentos abusivos no valor do combustível, gás de cozinha, entre outros.
“O Procon fez todas essas atividades. Agora, no recesso, continua funcionando. Onde chamá-lo, ele estará. O ano de 2024 está bem aí, e a expectativa é muito boa. Que venha com mais trabalho, mais novidades e coisas boas, e que possamos estar mais presentes na vida das pessoas. Esse é o nosso papel: defender o consumidor”, concluiu.
Onde procurar
O Procon Assembleia funciona na Superintendência de Programas Especiais, na Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis. Os atendimentos presenciais ocorrem das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou pelos canais de comunicação: (95) 98401-9465 (WhatsApp) e site: al.rr.leg.br/procon