Compartilhe esta notícia:

Operação da PF mira Megaesquema de Minério Ilegal na Terra Yanomami

A Polícia Federal realizou uma ação decisiva hoje, 14 de dezembro, com a operação Forja de Hefesto, mirando o desmantelamento de um esquema criminoso que financiava e operava garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami.

A operação envolveu a expedição de 4 mandados de prisão e 7 de busca e apreensão nas cidades de Boa Vista (RR), Ariquemes (RO) e Ribeirão Preto (SP), além do congelamento de mais de R$ 240 milhões em ativos dos suspeitos.

Em uma investigação reveladora, foi descoberto que uma das maiores fundições do mundo estava adquirindo cassiterita extraída ilegalmente desta área, sem verificar a procedência do minério. Só em cinco meses de 2021, compras ultrapassaram R$ 166 milhões. A mineradora envolvida, com sede em Rondônia e filial em Roraima, operava em uma região sem garimpos legais.

A cassiterita ilegal, uma vez processada, era exportada e chegava às mãos de grandes corporações internacionais, incluindo gigantes tecnológicos. Além disso, a investigação aponta que outros indivíduos forneciam maquinários para os garimpos ilegais e vendiam o minério a intermediários que “lavavam” o produto usando empresas com operações legais em outros estados.

A justiça já agiu, suspendendo as operações da mineradora, que conta com mais de 150 processos minerários em seu nome, incluindo para pesquisa e exploração de minérios. As investigações continuam em andamento, conforme informou a Comunicação Social da Polícia Federal de Roraima.

Compartilhe esta notícia: