Compartilhe esta notícia:

Exército transporta tanques de guerra pela BR 174; veja vídeo

Nas últimas duas semanas algumas imagens e vídeos do Exército transportando grandes carros de combate pela BR 174 foram muito compartilhadas nas redes sociais e em grupos no Whatsapp, o que levantou a curiosidade de populares que não entendiam muito bem o motivo das movimentações.

Em uma nota divulgada por equipes de inteligência que o site Política Macuxi teve acesso foi informado que a movimentação ocorreu por volta de meio dia, na BR-174 Norte, em direção a Pacaraima. O transporte seria de dois tanques de guerra do Exército Brasileiro, transportados por um caminhão.

A movimentação, segundo relatos de fontes locais, está suscitando preocupações entre os residentes de Pacaraima. Há indícios de que essa ação possa estar relacionada ao cenário de tensão entre Venezuela e Guiana, notadamente no contexto do conflito territorial na região do Essequibo.

A missão também serviu para o adestramento do 12° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado que estava participando da 1ª fase da operação Amazônia 2023.

A operação Amazônia é um exercício de adestramento de extrema importância que visa conferir a 1ª Bda Inf Sl e as suas OM, a preparação completa para atingir os níveis adequados de eficiência operacional. Por meio de treinamento especializado e aprimoramento das habilidades de combate em ambientes de selva, essa atividade busca assegurar que as forças militares estejam plenamente capacitadas para garantir a defesa e a segurança na Amazônia Brasileira.

O transporte de material bélico por caminhões, como nesse caso com os obuses e blindados, geralmente ocorre quando a força terrestre está deslocando os equipamentos para um determinado quartel ou para algum campo de instrução onde irão realizar treinamentos ou testes com o armamento.

Venezuela

Moradores venezuelanos de Santa Elena do Uiarén em conversa com o site política Macuxi informaram que governo venezuelano intensificaram a fiscalização nas estradas que levam ao aeroporto e em trechos perto de fortificações militares.

“Estão mais rigorosos com carros que entram para esta área e notamos a presença de mais militares na fronteira, circulando. Ouvimos rumores há uma movimentação dos militares venezuelanos para construir uma base militar, um novo um quartel na fronteira e também foi visto a presença de militares russos e iranianos em Santa Elena este ano. Este governo tem como visão estratégica manter vigilância nesses espaços aéreos de fronteira norte com o Brasil”

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia: