Em uma decisão unânime na tarde desta sexta-feira (10), a Câmara dos Vereadores de Alto Alegre votou pela cassação da chapa composta pelo Prefeito Pedro Henrique Machado e pela Vice-Prefeita Simone Elisabete.
A prefeitura será assumida pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Valdenir Magrão (MDB).
Magrão foi eleito vereador em 2023 com 672 votos, sendo o mais votado entre os vereadores dos municípios do interior do estado.
Em nota, Marão confirmou que a Câmara Municipal de Alto Alegre votou e aprovou o decreto legislativo, que afastou de suas funções a vice-prefeita inteirina, Simônia Elisabeth Friedrich.
- “O afastamento se deu em razão da condenação do prefeito Pedro de sua vice, Simônia, pela cassação dos diplomas de 1º grau pela juíza de Alto Alegre por abusos de poder econômico e político. O TRE manteve a condenação e desde o dia 8 está acontecendo o julgamento no TSE da cassação. O prefeito Pedro já estava afastado das funções desde agosto em razão da decisão do TRF1, e essa medida vice-assegurar a estabilidade do serviço público e preservar a integridade das contas públicas. Salentamos ainda a possibilidade de retorno do prefeito da vice está sujeita à revisão no TSE”.
Afastado do Cargo
Machado está em seu segundo mandato e foi cassado em primeira instância em 2021 por suposta entrega de cestas básicas durante a pandemia. Ele estava afastado do cargo que era ocupado por sua vice Simone Elisabete.
A chapa está atualmente sob julgamento pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE).
Afastamento
Pedro Henrique Machado foi afastado do cargo de Prefeito devido a suspeitas de envolvimento em esquema de fraudes em licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.