Compartilhe esta notícia:

Secretário Adjunto e ex-vereador preso em megaoperação contra o tráfico

A Polícia Civil de Roraima realizou, na manhã desta sexta-feira, uma grande operação que resultou na prisão de três homens e na apreensão de mais de 300 kg de drogas, munições e outros materiais.

O caso chamou a atenção pela participação de uma figura pública de Bonfim, gerando grande repercussão local sobre os limites entre a política, o poder e o crime organizado.

O destaque foi a prisão do atual secretário adjunto da prefeitura de Bonfim e ex-vereador de Bonfim Maquiles Fernandes Mota, de 40 anos, que também é pecuarista na região.

A reportagem do site Política Macuxi entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura que informou que o ex-vereador Maquiles Fernandes Mota foi nomeado no mês passado (setembro) e será exonerado nesta segunda-feira, 8, primeiro dia útil após o ponto facultativo decretado pelo aniversário do Estado.

Esclarece também que não compactua com atitudes ilícitas nem desvios de conduta, prezando pela transparência e responsabilidade na administração pública.

Os suspeitos estavam com aproximadamente 320 kg de Skunk, vários aparelhos celulares, um carro, 621 munições e uma quantia expressiva em dinheiro.

Eles foram presos e flagranteados por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse e porte ilegal de armas e munições.

Entenda a Operação

A operação, batizada de “Operação Paz”, foi realizada por agentes lotados na Delegacia de Repressão à Entorpecentes (DRE) e no Departamento de Narcóticos (Denarc).

Segundo a delegada titular da DRE, Francilene Vargas, as investigações estavam, inicialmente, focadas em W.S.D, de 47 anos. Foi relatado que sua residência, localizada no bairro Murilo Teixeira Cidade, era utilizada como ponto de armazenamento de drogas.

A prisão ocorreu quando um veículo, que saía da residência monitorada, foi abordado pelos agentes, encontrando o secretário Maquiles e um adolescente de 14 anos no interior do carro. Ao retornar à residência, os agentes encontraram W.S.D e a grande quantidade de droga.

Além disso, investigações anteriores haviam identificado outra residência em uma chácara no município do Cantá, utilizada pelos suspeitos. Nesse local, a polícia encontrou uma vasta quantidade de munições de diferentes calibres, que, segundo a delegada Vargas, seriam repassadas para regiões de garimpo.

R.S.P, 41 anos, encarregado de vigiar a chácara, também foi detido na operação.

O que acontece agora

Todos os envolvidos foram encaminhados para a sede da DRE, onde a delegada Vargas lavrou o Auto de Prisão em Flagrante por tráfico de drogas, associação ao tráfico e posse e porte ilegal de armas e munições.

Posteriormente, foram levados ao Instituto Médico Legal para exames de corpo de delito e estão sob custódia da Polícia Civil, aguardando a audiência de custódia.

Compartilhe esta notícia: