Compartilhe esta notícia:

Sebrae Roraima integra III Feira do Empreendedorismo em Amajari

A Comunidade Indígena Três Corações, localizada no município de Amajarí, 100 quilômetros ao Norte do Estado, sediou nesta sexta-feira (29) a III Feira de Empreendedorismo. O evento é promovido pela Prefeitura do Amajarí em parceria com o Programa Cidade empreendedora de Políticas Publicas do Sebrae Roraima, na entrada da Comunidade, na BR-174.

Com intuito de promover e fomentar o empreendedorismo da região, criar ambientes favoráveis a negócio, estimular a diversidade empreendedora e girar a mola da economia local, a III Feira do Empreendedorismo do Amajari reúne durante toda o dia homens e mulheres com empreendimentos próprios, desde o micro porte.

A população encontrou auxilio para abertura e formalização do MEI (Micro Empreendedor Individual) no ônibus do Sebrae Roraima, o escritório móvel da instituição. “O Sebrae é o principal parceiro da Feira do Empreendedor, juntamente a Sala do Empreendedor, e tem como foco principal fomentar o pequeno com oficinas, palestras, workshops e também da exposição de produtos etinos e dos próprios participantes da comunidade”, explica o agente Territorial do Sebrae, Leonardo Figueiredo. Conforme Figueiredo, o intuito da parceria foi estender os serviços à população e oferecer atendimentos sociais de outras instituições.

Agente Territorial do Sebrae, Leonardo Figueiredo – Foto: Rondinele Esbell

Em Amajarí, a Sala do Empreendedor foi criada em 2011 e integra a Secretaria Municipal de Administração e Gestão do Amajari, e tem apoio do Sebrae Roraima. A frente desde 2015, a agente de Desenvolvimento Ludete Costa conta que no passar dos anos viu a demandar crescer e os serviços foram ampliados com a Sala do Empreendedor Itinerante.

Agente de Desenvolvimento Lurdete Costa – Foto: Rondinele Esbell

Nós percorremos as vilas, comunidades indígenas, a sede, de porta em porta, com os serviços de formalização de negócios, conscientização, palestras. A gente acompanha os passos para que eles não desistam de ser empreendedores e cresçam,conta Lurdete.

Além da formalização, da tentativa de tirar o micro empreendedor da informalidade, a Sala do Empreendedor emite notas fiscais, de certidões e baixa de CNPJ, em caso de desistência. “A gente acompanha o MEI em todo processo, gratuito, dentro da Sala do Empreendedor na Prefeitura [do Amajari]”. Agricultura, artesanato e o turismo são os principais atrativos de negócios para região.

O intuito da realização da III Feira na Comunidade Indígena Três Corações, segundo Lurdete, serve para mostrar que os indígenas podem ser empreendedores de sucesso.

Prefeita de Amajarí, Núbia Lima – Foto: Rondinele Esbell

A prefeita de Amajarí, Núbia Lima (MDB), agradeceu ao apoio do Sebrae Roraima para realização e apoio a Sala do Empreendedor no município.

Eles tem sido parceiros, com todas as buscas-ativas que nós temos feito e em nome do Emerson Baú, o município agradece e tem muita coisa boa vindo por aí e a diferença é visível,destaca.

Compareceram ainda ao evento representantes de secretariais estaduais e municipais e da Funai (Fundação Nacional do Índio), além do ex-prefeito de Amajarí, Rodrigo Cabral, e do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) Roraima.

RENDA E OPORTUNIDADES

Nesta edição participam 20 expositores com produtos e serviços da região, e mais quatro boxes representantes da culinária local. Entre eles está a artesã Eudocia Souza, de 58 anos. Com a banca “Artesanato da Dodó”, a moradora da Comunidade Três Corações expôs, e vendeu, vários panos de pratos e tapetes, todos feitos à mão e capricho.

Eudocia Souza – Artesã em Amajari – Foto: Rondinele Esbell

Essa é a primeira vez que participo e tem sido maravilhoso porque geralmente a gente vende de porta em porta e hoje estou aqui para mostrar o meu trabalho,conta Eudocia.

A dona Maria do Perpétuo do Socorro Figueira tem 73 anos e sempre gostou de fazer arte com as próprias mãos. Encontrou na III Feira a chance de mostrar o talento que estava “um pouco escondido”. “Eu recebi o convite da Ludete e estamos aqui e, com toda sinceridade, foi a melhor coisa que inventaram. Aqui passam várias pessoas e compram nossos produtos”.

Dona Maria do Perpétuo do Socorro Figueira, artesã – Foto Rondinele Esbell

Exposto estavam: porta-trecos, bolsas em miçangas, porta-celular, tricô e crochê. Mas não para por aí, doces e brigadeiros com base de buriti fazem parte do menu da dona Maria.

PARCERIAS

Para aproveitar o espaço destinado a Feira, além do Sebrae Roraima com a realização de oficinas, palestras e workshops, a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), na Carreta da Mulher, dispôs de cortes de cabelo, designer de sobrancelhas, esmaltação, cursos profissionalizantes, oficinas de artesanato e apoio psicológico para mulheres.

Na Escola Municipal Indígena Vovó Luiza Iracema, o Instituto de Identificação da Polícia Civil de Roraima, para emissão de carteira de identidade para crianças, jovens e adultos. O TRE Roraima (Tribunal Regional Eleitoral), pela 7ª zona – Comarca de Pacaraima, a população tem à disposição serviço de regularização, transferência, revisão e emissão de título de eleitor.

Link: https://rr.agenciasebrae.com.br/

Compartilhe esta notícia: