O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), encaminhou à Assembleia Legislativa do estado uma mensagem governamental solicitando a abertura de crédito especial no valor de R$ 15 milhões.
O montante visa cobrir as despesas relacionadas à execução dos serviços de reforma e ampliação da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. A obra teve início em junho de 2021 e encontra-se em andamento há mais de dois anos.
Em março deste ano, o secretário de Infraestrutura e vice-governador Edilson Damião (Republicanos) afirmou que os recursos destinados à reforma da unidade haviam sido perdidos.
No mesmo mês, o governo assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Roraima (MPRR) afirmando que concluiria em um ano, as obras de ampliação e reforma do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
O acordo também prevê a construção de uma nova maternidade na zona Oeste da capital, em até três anos.
Dificuldades
Em meio às dificuldades enfrentadas pela maternidade, deputados estaduais apresentaram requerimentos solicitando informações à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Entre as demandas, os parlamentares buscam esclarecimentos sobre os valores empenhados e executados das emendas, bem como detalhes sobre os gastos da Sesau com o aluguel das tendas e lonas utilizadas como estrutura provisória da maternidade.
Investimentos
Nos últimos três anos, a saúde recebeu investimento de R$ 2 bilhões do Governo de Roraima.
Na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, foi entregue a obra do bloco das Azaleias, que passou a contar com novas instalações para internação e atendimento.
A reforma da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth teve início em junho de 2021, quando as pacientes foram transferidas para uma estrutura improvisada no bairro 13 de Setembro, em Boa Vista.
O governador Denarium, na época, afirmou que a situação seria temporária mas por conta do prédio da maternidade ter mais de 30 anos e nunca ter sido reformado foi preciso que uma nova estrutura fosse construída.
A conclusão da reforma é aguardada pela população, que espera por melhorias na estrutura e na qualidade do atendimento