O governo federal publicou a Portaria 394 de 23 de junho de 2023, no Diário Oficial da União, oficializando a nomeação do ex-deputado estadual Evangelista Siqueira, de 42 anos, como superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Durante seus dois mandatos como deputado estadual, de 2015 a 2022, Siqueira teve uma atuação destacada na agricultura familiar e na educação do campo.
Com a confirmação de sua nomeação, Siqueira assume a responsabilidade de desenvolver e implementar políticas que beneficiem a reforma agrária, a regularização fundiária e o fortalecimento da agricultura familiar em Roraima.
Em entrevista ao site Política Macuxi, Evangelista expressou sua responsabilidade ao assumir esse novo desafio.
“Uma das minhas primeiras ações será se inteirar sobre os projetos em andamento pelo órgão em Roraima, buscando alinhar as ações pendentes com o Incra Nacional”.
A nomeação foi aplaudida pelo PT Roraima.
“O Partido dos Trabalhadores recebe com alegria a sua nomeação e deseja sucesso nessa nova missão. Não temos dúvidas que fará um excelente trabalho”.
Perfil
Natural de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão, Siqueira é professor de carreira do Governo do Estado de Roraima e da prefeitura municipal de Boa Vista.
Com formação em pedagogia e história pela Universidade Estadual de Roraima – UERR, Evangelista possui um mestrado em Ensino pela Universidade Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, além de especializações em Gestão do Trabalho Pedagógico, Cultura e Meios de Comunicação, e Gestão e Políticas Públicas.
Além de sua carreira política, Siqueira é radialista há 30 anos e sempre foi engajado em causas sociais e comunitárias.
Incra
A nomeação de Evangelista Siqueira para a superintendência regional do Incra reforça o compromisso do governo federal com a reforma agrária, a regularização fundiária e o desenvolvimento sustentável no país.
O Incra desempenha um papel fundamental na promoção da justiça social e da segurança alimentar no meio rural, e espera-se que a experiência de Siqueira como professor, sua atuação política e sua dedicação às causas sociais contribuam para o avanço dessas questões.