Compartilhe esta notícia:

TCE: Denarium defende candidatura de Simone e diz que tem maioria

A candidatura da esposa do governador de Roraima ao Tribunal de Contas do estado tem gerado discussões acaloradas nos bastidores políticos.

Em coletiva a imprensa, o governador Antonio Denarium confirmou a candidatura de sua esposa, Simone Soares de Souza, e disse que o governo tem maioria na Assembleia.

“O relacionamento com a Assembleia não foi abalado e a expectativa é muito boa. Temos a maioria dos deputados estaduais apoiando o governo do estado”.

Denarium também teceu elogios a Simone e disse que todo cidadão tem o direito de se candidatar a qualquer cargo público.

“Ela é altamente capacitada, é formada, tem 16 anos de serviço público e toda capacidade de representar o Estado muito bem no Tribunal de Contas . Um cargo público dá direto a qualquer pessoa se candidatar e um cargo de conselheiro oportuniza qualquer pessoa que tem interesse em ser candidato a passar por este processo eleitoral”.

A vaga em disputa foi aberta com a aposentadoria do ex-conselheiro Henrique Manoel Fernandes Machado

Disputa

Mas como atender aos critérios por si só não é suficiente para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas, Simone enfrenta oposição .

O deputado Jorge Everton tem o apoio do aliado governista, o senador Mecias de Jesus e dos partidos Republicanos e União Brasil, que hoje tem mais de 10 deputados na base.
O parlamentar que era da base do governo não aceitou muito bem não ter o apoio de Denarium.
“Foi uma traição. Sou aliado e não fui tratado como deveria pois já tinha lançado meu nome e agora aparece essa mudança”

Outros candidatos

Faltando três dias para o encerramento das inscrições , em 28 de abril, apenas dois estão inscritos para a vaga: Jorge Everton e Regys Freitas, que recebeu até a assinatura de Everton em seu pedido de inscrição.

O coronel Chagas, outro possível candidato, que tambem é da base governista, não se mostrou apressado ou preocupado com a inscrição ao cargo.

O que dizem os deputados

Por mais que o governador afirme que o relacionamento com a Assembleia Legislativa é bom, os deputados ouvidos pelo Política Macuxi, afirmaram que não houve nenhuma conversa nesse sentido.

“Não fomos chamados e nem temos nenhum tipo de conversa com o governo sobre candidaturas. Por enquanto estamos firmes no propósito de levar um deputado estadual ao cargo já que a vaga é da Assembleia”, disseram os deputados Marcinho Belota e Isamar Junior, durante evento no palácio do governo.

Procedimento

As inscrições para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) encerram no dia 28 de abril.

Os requerimentos de inscrição devem ser apresentados com a assinatura de pelo menos um terço dos membros da Assembleia. Também é vedada assinatura de mais de seis requerimentos por parlamentar.

Os candidatos ao cargo devem ainda cumprir requisitos mínimos. É preciso ser brasileiro, possuir mais de 35 e menos de 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada.

Além disso, obrigatoriamente deve ter notórios conhecimentos jurídicos ou contábeis ou econômicos ou financeiros ou de administração pública. É necessário também ter mais de 10 anos de exercício de função ou efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados.

Compartilhe esta notícia: