Compartilhe esta notícia:

Assembleia forma comissão para escolher novo conselheiro do TCE

Um grupo de 16 deputados estaduais se reuniu na noite desta segunda-feira (11/04/23) com o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Soldado Sampaio (Republicanos).

A reunião foi para formar a comissão que vai dar andamento a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os deputados defendem que a vaga de seja ocupada por um parlamentar.

Participaram da reunião os deputados Jorge Everton, Dr Cláudio, Renato Silva, Isamar Junior, Marcinho Belota, Neto Loureiro, Dr Meton, Idázio, Lucas Souza, Rarison, Gabriel Picanço, Armando Neto, Aurelina, Eder Lourinho, Tayla Peres e Marcos Jorge.

Eles declararam apoio ao deputado estadual Jorge Everton (União Brasil), que é um dos candidatos à indicação da Casa. Além dele, também concorrem ao cargo os deputados Coronel Chagas e Marcelo Cabral e o reitor da UERR Regys Freitas.

Vaga aberta

A vaga de conselheiro do TCE está aberta desde o pedido de aposentadoria de Henrique Machado, afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça há seis anos.

A Assembleia indica um nome para o cargo, que deve ser aprovado pelo governador Antonio Denarium (Progressistas), de acordo com a Constituição Estadual.

Segundo Sampaio, os 16 deputados que participaram da reunião afirmaram que um representante do poder legislativo deve preencher a vaga, por uma questão de equilíbrio e harmonia entre os poderes.

Após ouvir a manifestação dos parlamentares, Soldado Sampaio disse entender que a Assembleia é uma casa de maioria e que vai respeitar a decisão final.

Ele também afirmou que vai conversar com os demais candidatos e buscar um consenso para a indicação.

Votos

Confira o que disseram os deputados:

Dr Cláudio (União Brasil)
“O Edital vai ser lançado. Deputado Jorge Everton está preparado para assumir o cargo na corte de contas. Sua história política e capacidade técnica o condiciona para exercer tão importante função”

Renato Silva (Pros)
“A vaga é uma prerrogativa dos deputados e nesse sentido decidimos para apoiar o dep Jorge Everton”

Marcinho Belota (PRTB)
“Hoje tivemos uma reunião com o presidente Sampaio e nosso grupo. Foi de comum acordo do nosso grupo apoiar a candidatura do Dep. Jorge Éverton.A vaga está sendo da Assembleia então temos que escolher um candidato que seja Deputado. Meu voto está definido”

Neto Loureiro (PMB)
“Sim, meu voto é no Jorge”.

Dr Meton (MDB)
“Participei e foi consenso entre a maioria dos deputados que a vaga tem que ser ocupada por um deputado estadual, garantindo as prerrogativas políticas , a vaga é da ale e pela maioria vai ser ocupada por um deputado “

Idázio da Perfil (MDB)
“Participei sim, da reunião com todos os outros deputados e ficou definido o voto de apoio a um deputado da casa. No caso, o escolhido foi o deputado Jorge Everton. Já na casa se eu não me engano, são 15, 16 deputados”

Lucas Souza (Pros)
“Participei e meu voto é do Jorge Éverton”

Rarison Tataira (PMB)
“Positivo, houve uma reunião e o consenso é com o Dep Jorge Everton, pois a vaga é da ALERR….”

Gabriel Picanço (Republicanos)
“Sim, está definido. Nós do Republicanos vamos votar no deputado Jorge Everton”

Armando Neto (PL)
“Definido o voto no Jorge Everton”

Eder Lourinho (PSD)
“Definimos nosso voto no Jorge Everton”

Outros

Os deputados Isamar Junior (PSC), Aurelina Medeiros (PP), Tayla Peres (Republicanos) e Marcos Jorge (Republicanos) não responderam a reportagem.

Reunião

Os mesmos 16 deputados afirmaram que vão se reunir esta semana com o governador Denarium e pedir para que ele não interfira politicamente na escolha do próximo conselheiro.

A expectativa é que a Assembleia defina o nome do indicado até o final deste mês.

O escolhido terá que passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e por uma votação em plenário. Depois, terá que ser nomeado pelo governador e tomar posse no TCE.

Compartilhe esta notícia: