Compartilhe esta notícia:

Servidores públicos de todos os poderes devem ter reajuste isonômico em RR

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Soldado Sampaio (Republicanos) se reuniu com o governador Antonio Denarium, com o presidente do Tribunal de Justiça, Jésus Nascimento, e com o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público, Fábio Stica, para discutir o reajuste isonômico dos servidores públicos de todo o estado.

Durante a reunião, ficou acordado que haverá um reajuste salarial de 5,79% para os servidores públicos, valor este que será concedido de forma isonômica, ou seja, de maneira igualitária para todas as categorias em todos os poderes.

O presidente da ALE, Soldado Sampaio, destacou a importância do diálogo entre os poderes executivo, legislativo e judiciário para a realização de acordos que beneficiem os servidores. Ele também ressaltou a importância do reajuste salarial para os servidores públicos, que têm um papel fundamental no funcionamento do estado.

“Além do Executivo, MP e do TJ, já conversamos com a Defensoria Pública também. Falta o Tribunal de Contas e o MPC. Já tivemos histórico de aprovar reposição salarial divergente. Alguns poderes davam o IPCA, outros PIB, temos o costume de 4,5% de reposição salarial. Então fizemos alinhamento junto aos demais poderes e pedi a rodos que pudéssemos padronizar uma reposição a todos os servidores públicos”.

Sampaio explicou que é difícil aprovar na Assembleia, uma reposição de 10% para uma categoria e 3% para outra categoria ou poder.

“Qual a justificativa que temos para isso? Todos receberam 11% e concordamos em fazer uma reposição salarial igualitária de 5,79 e cada representante de poder vai fazer seu anuncio em sua data base, respeitando a independência administrativa orçamentaria de cada gestão” explicou Soldado Sampaio.

O governador Antonio Denarium afirmou que o reajuste da inflação, maior do que nos outros anos, será possível graças à economia feita em sua gestão e também à receita proveniente do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

“Em um momento em que muitos estados enfrentam crises financeiras e dificuldades para honrar seus compromissos com os servidores públicos, o reajuste isonômico de 5,9%, é uma importante conquista para os trabalhadores do estado. A medida também representa um reconhecimento do papel fundamental que os servidores públicos desempenham no funcionamento das instituições e na prestação de serviços à população”.

Na Assembleia deu entrada os projetos do Judiciário e do Ministério Público e a expectativa é que o do governo dê entrada em abril.

Já os representantes do judiciário, o presidente do Tribunal de Justiça, Jésus Nascimento, e o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público, Fábio Stica, não participaram da coletiva de imprensa.

Compartilhe esta notícia: