Tudo que reforça valores, ética e cidadania é positivo para a formação como sociedade, afirma professor

Crédito:

Compartilhe:

A partir deste ano as escolas da rede municipal de Boa Vista terão que incluir em suas atividades a programação da Semana de Conscientização Política, no mês de setembro. A lei 2.154/2021, é de autoria do vereador Manoel Neves (Republicanos). Conforme a lei sancionada este mês, na primeira semana do mês da Independência, as escolas deverão realizar ações como ciclos de palestra e minicursos, abordando desde a composição política do país, bem como as funções e atribuições dos políticos nas três esferas do poder executivo e legislativo: federal, estadual e municipal.

Segundo o parlamentar, o momento precisa ser de atenção com as crianças, ainda em fase escolar, para estimular a discussão sobre a importância da política e do voto consciente para a sociedade. “Uma vez que há algumas décadas o país passa por um processo de despolitização”, completa Neves.

Para o mestre em Sociologia Política e professor da UFRR, Linoberg Almeida, “tudo que busca reforçar valores, ética, cidadania, união, justiça, amor, respeito, é positivo para nossa formação como sociedade”. Segundo ele, na atual conjuntura em que se encontra o Brasil, é ainda mais necessário. “Em tempos tão difíceis, tratar de independência, para além das cores da bandeira e de decorar o hino nacional, reforça nossa necessidade de plantar a semente da transparência, da humildade, do respeito ao outro, da autonomia e da independência em sentido amplo, compartilhando diálogo e experiências pedagógicas”, ressalta.

Ele reforça ainda que as atividades a serem desenvolvidas no ambiente escolar devem  se basear no desenvolvimento de habilidades e competências previstas em leis como o Plano Municipal de Educação e a Base Nacional Comum Curricular.

O objetivo da nova legislação é aperfeiçoar o conhecimento dos estudantes quanto ao trabalho desenvolvido pela presidência da República, Senado Federal, Câmara dos Deputados, Governo Federal, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Conforme o projeto, a partir desses conhecimentos os estudantes vão adquirir “uma visão cidadã e política, tornando-se futuramente, eleitores conscientes e comprometidos com o processo democrático de nossa cidade, estado e país”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE