Roraima antecipará segunda dose da vacina Astrazeneca

Crédito:

Compartilhe:

Com o objetivo de garantir que a população tenha de maneira mais rápida a resposta que precisa para estar com a imunidade reforçada contra a covid-19, o Governo do Estado colocará em prática mais uma medida importante.

A partir do mês de agosto, em Roraima será antecipada em 30 dias a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca e assim o intervalo será reduzido de 90 para 60 dias, uma vez que grande parte da população em Roraima já tomou a primeira dose e a imunização é alcançada pela aplicação das duas doses da vacina contra a covid-19, garantindo assim um avanço maior na proteção da população.

De acordo com o secretário de saúde, Airton Cascavel, a decisão é resultado do diálogo desta semana com o Ministério da Saúde.

“Nesse momento de conversa em participaram também governadores e secretários de saúde foram definidas estratégias para acelerar a vacinação contra a covid-19 em todo o país”, esclareceu.

O secretário explica que a medida é válida inicialmente para a vacina AstraZeneca e que serão aguardadas as orientações do MS sobre os demais imunizantes.

“É importante esclarecer que com a antecipação a expectativa é a de que a população esteja mais protegida contra a doença, visto o surgimento de novas variantes, o que reforça a necessidade da aplicação das duas doses para garantir a efetividade da vacina, ou seja, é fundamental deixar claro que há um fato novo, que muda o cenário da vacinação no Estado. Precisamos evitar ao máximo a contaminação por uma nova variante, agindo em todas as frentes para evitarmos mais internações e mortes”, reforçou.

De acordo com o governador Antonio Denarium a expectativa é promover a mudança a partir do mês de agosto, de acordo com o recebimento de mais vacinas pelo MS e repasse aos municípios.

“Estamos fazendo a nossa parte e colocando em prática todas as medidas importantes para acelerar ainda mais a vacinação da população. Esperamos que cada município se organize e que mantenha o cronograma de aplicação da segunda dose”, complementou.

Em Roraima já foram recebidas 362.790 doses, e o estado já distribuiu 347.731 vacinas contra a covid-19, o que representa mais de 95% do total de doses recebidas pelo MS. Até o momento Roraima já aplicou 252.173 vacinas, sendo 178.272 de primeira dose e 66.665 de segunda dose.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE