Vereador faz diligência no Hospital da Criança após pacientes esperarem mais de 10 horas por atendimento

Crédito:

Compartilhe:

Após relatos de que pacientes estavam há mais de 10 horas aguardando por atendimento, o vereador Ruan Kennoby (PV) realizou na madrugada desta terça-feira, 29, uma diligência no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), gerido pela Prefeitura de Boa Vista.

Conforme alguns pais que foram até a unidade de saúde na segunda-feira, 28, em busca de atendimento para os filhos, apenas dois médicos atendem a cada turno. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a recepção da emergência completamente lotada.

Veja o vídeo:

“É uma vergonha, tem criança esperando desde 17h da tarde. Prefeito [Arthur Henrique] venha fiscalizar e ver isso aqui. Contrate mais médicos e faça alguma coisa, não dá mais pra aguentar isso”, disse o vereador.

O parlamentar chegou à unidade por volta das 00h30, e encontrou pais que estavam desde as 16h do dia anterior esperando que os filhos fossem atendidos.

“É uma palhaçada com as nossas crianças, não é a primeira vez essas denúncias. Isso é desumano, a gente só quer que esse problema seja solucionado, estamos lidando com vidas, não dá para criança ficar esperando esse tanto de tempo”, denunciou.

Demora recorrente

No início de junho, a reportagem do Política Macuxi já havia denunciado a demora que chegou a mais de 8h por atendimento no hospital da criança, que registrou na sexta-feira passada, 25, 109% de ocupação de leitos clínicos. A unidade é a única com atendimento para crianças até 13 anos no estado.

Outro lado- Em nota encaminhada à imprensa, a Prefeitura de Boa Vista justificou que a cidade vive período sazonal onde, rotineiramente, o número de crianças e de internações por síndromes gripais são elevadas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).

“Além de enfrentarmos todos os anos as doenças típicas do inverno, ainda estamos em pandemia da Covid-19 desde o ano passado. Diante dessa situação, a gestão municipal está em processo de contratação de novos profissionais através de seletivo, que reforçarão os atendimentos. Desde o início do ano, mais de 90 profissionais aprovados em concurso público já foram convocados. Também abrimos seletivo para 300 vagas na área da saúde”, destacou.

Reforçou que o município trabalha com planejamento e organização para atender tanto as crianças como os adultos que são de responsabilidade do município, tudo dentro das normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, respeitando os atendimentos preferenciais de acordo com a gravidade identificada nas triagens.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE