PF cumpre mandados em operação para combater fraudes no auxílio emergencial

Crédito:

Compartilhe:

Policiais federais cumpriram na manhã desta quinta-feira, 17, a Operação Sexta Parcela, em continuidade ao combate às fraudes ao Auxílio Emergencial, benefício criado pelo governo federal para auxiliar famílias durante a pandemia do Coronavírus.

A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários (Delefaz), com o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão, na residência de 14 pessoas, em Boa Vista.

As investigações da Polícia Federal (PF) apontam que o grupo tenha participado da fraude em ao menos 111 contas de vítimas, para percepção do auxílio emergencial, contabilizando o montante fraudado de quase R$ 50 mil.

Conforme a PF, com os valores subestimados, a fraude pode chegar a R$ 300 mil somente em Boa Vista. Foi determinado a apreensão dos valores fraudados, bem como o bloqueio judicial nas contas dos supostos fraudadores.

OPERAÇÃO NACIONAL- Além de Roraima, as ações também ocorrem nos Estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e São Paulo, com a participação de aproximadamente 140 Policiais Federais.

Os trabalhos realizados são resultantes de uma união de esforços denominada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Os objetivos da atuação interinstitucional conjunta são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas, com a responsabilização de seus integrantes, além de recuperar os valores para o erário.

A Polícia Federal já realizou a deflagração de 98 Operações Policiais, visando ao combate às fraudes aos Benefícios Emergenciais, com a expedição de mais de 380 (andados de Busca e de 50 Mandados de Prisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE