Rede municipal de ensino de Boa Vista terá programa de prevenção à doenças ocupacionais

Crédito:

Compartilhe:

A partir deste ano, as escolas municipais de Boa Vista terão um programa de prevenção às doenças ocupacionais voltado aos professores e demais servidores da rede municipal de ensino. A criação foi possível porque a Câmara de Vereadores da Capital aprovou o projeto de lei do vereador Manoel Neves (Republicanos), que pretende melhorar as condições de trabalho e diminuir o índice de adoecimentos dos profissionais da educação.

Conforme o projeto aprovado, a Prefeitura de Boa Vista deverá estabelecer medidas que levem desde o esclarecimento e informação aos professores sobre os riscos de algumas doenças se manifestarem ao longo do exercício profissional, como também definir métodos para prevenir esses males, além de encaminhar o profissional enfermo para tratamento adequado da doença.

O autor do projeto, explica que a iniciativa se deu devido a preocupação, já constatada em estudos que investigam as doenças relacionadas ao trabalho e suas consequências à saúde do trabalhador, de que é comum o acometimento de determinadas doenças associado ao exercício da profissão de educador. Problemas de coluna ou na voz, processos alérgicos, síndrome de Burnout, agressões físicas dentro da escola e patologias de cunho emocional são algumas delas.

Segundo ele, diante desse contexto é necessário que as escolas passem a adotar uma política organizada de prevenção e de assistência aos profissionais. “Com essa medida, esperamos reduzir o número de casos de doenças ocupacionais, melhorando a vida desses profissionais e também o sistema de educação”, ressalta o parlamentar.

Conscientização Política nas escolas

Ainda na área da educação, os vereadores de Boa Vista também aprovaram a criação da Semana de Conscientização Política nas escolas do município, a ser realizada na primeira semana do mês de setembro.

Também da autoria do vereador Manoel Neves, o projeto de lei prevê a criação de ações na semana em que se comemora o dia a Independência do Brasil, 7 de setembro, como ciclos de palestras, minicursos e atividades para abordar a composição política do país, bem como as funções e atribuições dos políticos nas três esferas do poder executivo e legislativo: federal, estadual e municipal.

Para o vereador, a finalidade é contribuir para a formação de “cidadãos reflexivos, críticos, autônomos e conscientes da realidade que vivem”. “O objetivo é provocar, incentivar e instigar os estudantes para pesquisas e debates ligados à área política sobre a verdadeira função dos políticos no município, estado e no país”, ressalta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE