Prefeitura ignora recomendação do MP, abre mirante ao público e é criticada por internautas

Crédito:

Compartilhe:

Em meio ao aumento considerável no número de casos e internações decorrentes da Covid-19 na capital, com superlotação dos leitos de hospitais, a Prefeitura de Boa Vista anunciou nesta quinta-feira, 27, a abertura do mirante do parque do Rio Branco.

O anúncio foi feito em publicação nas redes sociais pelo prefeito, Arthur Henrique, e pela ex-prefeita e atual consultora-geral do município, Teresa Surita, um dia após o Ministério Público de Roraima (MPRR) expedir recomendação ao prefeito de Boa Vista para que revogue o decreto que flexibilizou as regras de funcionamento de atividades e serviços, devendo adotar novas medidas restritivas de funcionamento dos restaurantes, bares, shows, praças públicas, balneários e comércio.

“Estou com a Teresa, minha amiga e consultora-geral do município, para anunciar o lançamento de sistema de agendamento de visitação do mirante para a população”, anunciou Arthur.

No vídeo, a ex-prefeita reconhece que as obras do Parque do Rio Branco, inaugurado em dezembro do ano passado, ainda não foram concluídas, e não citou o crescimento dos casos de Covid no estado.

“O que ouvimos de pessoas querendo subir no Mirante foi grande. Estávamos pensando como fazer a abertura durante a Covid com segurança. A obra ainda não terminou, tem a ligação com a orla e muitas ideias para fazermos, mas finalmente estamos anunciando a forma de acesso”, disse.

Conforme o prefeito, as visitas ao mirante, que será aberto entre quarta-feira e domingo, serão feitas por meio de agendamento no site da Prefeitura. “Depois de agendar a pessoa vai receber um código marcando o dia e horário. Iremos tomar todas medidas de segurança, tudo de acordo com os decretos municipais, com temperatura aferida na entrada, distanciamento, capacidade reduzida, e apenas 20 pessoas irão subir por vez”, afirmou.

A reportagem acessou o link disponibilizado para agendamento e constatou um grande número de agendamentos, com poucos horários e datas disponíveis.

Críticas nas redes sociais

Em sua publicação nas redes sociais sobre a abertura do mirante do Parque do Rio Branco, a ex-prefeita Teresa Surita recebeu diversas críticas de internautas.

“Infelizmente decisão precipitada!!! HGR lotado e a maioria da população não tem consciência. Será que não está vendo a situação caótica que está a saúde esta semana?”, questionou uma seguidora.

“Se existe a possibilidade do prefeito restringir o comércio, porque abrir o mirante para visitação nesse momento”, pergunta outra.
Internações por Covid-19 disparam no Estado

Internações por Covid-19 disparam

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nesta quarta-feira, 26, aponta que o percentual de internações nas unidades de saúde em Boa Vista continua subindo. Dos 33 leitos clínicos disponíveis para crianças no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), 37 estão ocupados (112% de ocupação).

O percentual também é alto para os leitos clínicos para adultos. Dos 83 disponíveis no Hospital Geral de Roraima (HGR) para adultos, 85 estão ocupados (102% de ocupação). Conforme a Sesau, dos 60 leitos existentes para adultos na UTI no Hospital Geral de Roraima (HGR), 48 estão ocupados.

A nova atualização informa que o Estado contabiliza até o momento 253.068 notificações para a COVID-19, de acordo com os critérios de definição de caso do Ministério da Saúde. Destes 102.812 foram confirmados, sendo 23.368 por RT-PCR e 79.444 por teste rápido, 150.256 descartados, sendo 36.488 por RT-PCR e 113.768 por teste rápido e 1.612 óbitos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE