Boa Vista terá dia em memória às vítimas do holocausto

Crédito:

Compartilhe:

O dia 27 de janeiro pode ficar marcado no calendário municipal como Dia em Memória das Vítimas do Holocausto. A proposta do vereador Manoel Neves (Republicanos) foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) nesta terça-feira (25) e segue para sanção.
O vereador lembrou que Boa Vista tem uma comunidade judaica expressiva, e foi pensando nela que surgiu a proposição, para estimular esta reflexão pela população do município.
“Em vários países essa data é lembrada com muita tristeza. Em Boa Vista nós temos uma comunidade judaica e estipulamos essa data para lembrar o que seus antepassados passaram, e para que nunca esqueçamos o que aconteceu”.
O Dia em Memória das Vítimas do Holocausto foi proposto mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia do projeto de lei é estimular esta reflexão em Boa Vista. As escolas e outras instituições municipais poderão aproveitar a data para promover debates e ações educativas sobre o tema.
Holocausto
O dia 27 de janeiro foi escolhido por ser, em 1945, a data de libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, considerado o principal do regime nazista.
Somente neste campo de concentração, mais de 1,1 milhão de pessoas foram exterminadas pelo regime nazista. Dentre as milhões de vidas perdidas, a maioria eram judeus, que foram perseguidos implacavelmente em todos os países ocupados pelos nazistas. Estima-se que tenham sido assassinados mais de 6 milhões de judeus durante o Holocausto.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE