Vereador propõe criação de abrigo para animais abandonados em Boa Vista

Crédito:

Compartilhe:

Recolher animais abandonados em Boa Vista, oferecendo apoio encaminhamento para adoção responsável, é a principal finalidade da proposta do vereador Manoel Neves (Republicanos), que sugeriu à Prefeitura de Boa Vista recentemente, por meio de indicação parlamentar, a criação de um abrigo para animais abandonados e vítimas de maus tratos na cidade. 

Ele explica que a iniciativa ajuda também a  eliminar riscos à saúde ambiental por conta das zoonoses e é uma saída possível para o “aparente aumento no número de abandono de animais domésticos”, uma reclamação constante da população durante conversas com o parlamentar. “As ações e iniciativas existentes hoje têm sido realizadas por protetores independentes e entidades não governamentais de proteção animal, que não comportam os inúmeros casos existentes”, destacou Manoel Neves.

Para contribuir com a questão, o vereador encaminhou junto com a indicação uma sugestão de projeto de lei, para que o Município encaminhe à Câmara Municipal de Boa Vista, prevendo que seja construído um local seguro e que preste a assistência necessária para amenizar o sofrimento dos animais abandonados e maltratados.

Além disso, a sugestão é que o abrigo conte com profissionais da área, como médicos veterinários, técnicos da área de saúde animal, e voluntários. Será também uma forma de incentivar a população a adotar os animais recolhidos da rua em situação de risco”, completa.

Apesar de não ter uma estimativa de quantos animais existem hoje abandonados na Capital, a Prefeitura de Boa Vista afirma que tem buscado estimular essa conscientização na sociedade boavistense por meio de palestras, atendendo famílias de baixa renda para que não abandonem seus bichinhos pela cidade. A unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses apresenta uma estimativa de 33 mil animais a serem vacinados, porém esta situação está ligada diretamente a boa vontade da população em comparecer com seus animais nas campanhas de vacinação antirrábica no município. Mesmo sem campanha, o Centro disponibiliza a vacina durante todo o ano”, informou a secretaria de Comunicação do Município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE