Airton Cascavel é empossado como novo secretário de Saúde

Crédito:

Compartilhe:

O governador de Roraima Antonio Denarium empossou nesta segunda-feira (3) Airton Cascavel como novo secretário de Saúde de Roraima.

Denarium destacou que a escolha por Airton Cascavel se baseia na experiência e no trabalho desenvolvido por ele junto ao Ministério da Saúde. De acordo com o governador, essa passagem do Cascavel pelo Ministério da Saúde vai melhorar o relacionamento entre o governo de Roraima e o Governo Federal.

“O Cascavel foi assessor especial do ministro Pazuelo. A equipe que eles montaram está lá. Ele conhece todo mundo, e isso pode nos ajudar a resolver alguns problemas como a aquisição de vacinas”, disse.

O governador disse ainda que a principal missão nesse momento é a vacinação da população de Roraima.

“Temos que vacinar todos de Roraima. E se conseguirmos fazer com que as vacinas cheguem ao Estado com mais rapidez, vamos imunizar toda a nossa população. Ao mesmo tempo temos que continuar com a nossa política de entregarmos uma Saúde de melhor qualidade para todos”, complementou.

O novo secretário Airton Cascavel agradeceu ao governador pela oportunidade de comandar a pasta mais complexa do estado. Disse que o recurso da saúde é sagrado e que se não fosse a experiência no Ministério da Saúde não teria aceito o convite.

Em seu discurso de posse, Cascavel pediu a colaboração de todos os servidores do Governo de Roraima.

“Se o governador me chamasse há um ano eu não aceitaria, por não estar preparado. No Ministério da Saúde eu aprendi muito, principalmente na gestão dos recursos. Recebo como missão divina. Que nós todos sejamos secretário da Saúde”, enfatizou.

O ex-secretário Marcelo Lopes esteve presente na cerimônia de transição e agradeceu ao governador Antonio Denarium pelos 11 meses que esteve à frente da pasta. Lopes ressaltou que sua saída ocorreu de forma natural.

“O senhor foi o gestor mais honesto com quem já trabalhei em 20 anos de Roraima. Nunca me pediu para fazer nada errado, nomear ninguém ilicitamente. A palavra que tenho é gratidão por ter permitido que ajudasse o Estado. Hoje eu saio em uma transição natural”, agradeceu.

Denarium explicou que toda mudança no primeiro escalão faz parte do processo público e afirmou que Marcelo Lopes sai “pela porta da frente”.

“Agradeço ao Marcelo Lopes pelo trabalho desenvolvido. Ele assumiu a Sesau em meio à pandemia e fez um trabalho muito importante. Aprovamos o PCCR da Saúde e fomos o único estado da Região Norte que não transferiu pacientes para outros estados. O Cascavel está sendo nomeado hoje, mas o Marcelo saí pela porta da frente”, disse.

O NOVO SECRETÁRIO

Natural de Capanema (PR), Antônio Soligo, mais conhecido como Airton Cascavel, estabeleceu-se em Roraima, em 1985, com a expansão das linhas de ônibus da empresa paranaense União Cascavel de Transporte e Turismo (Eucatur), onde trabalhou como assessor.

Aos 24 anos de idade, iniciou a carreira política como prefeito do município de Mucajaí, em 1988. Em 1990, renunciou ao cargo de prefeito para se candidatar a deputado estadual.

Participou da Assembleia Constituinte Estadual e presidiu a Assembleia Legislativa de Roraima. Em 1994 foi eleito vice-governador de Roraima.

Cascavel foi deputado federal por Roraima pelo PPB (atual Progressistas) entre 1999 e 2002.

Em 2002, foi eleito novamente, dessa vez como deputado estadual. Em 2007, foi Secretário de Desenvolvimento Agrário de Boa Vista. Ficou à frente da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) por cem dias. Recentemente, atuou como assessor especial do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE