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População pode tirar dúvidas sobre o auxílio emergencial com o Procon Assembleia    

A nova rodada do auxílio emergencial está sendo paga, e quem tiver dúvidas sobre esse benefício pode recorrer ao Procon Assembleia. A população pode enviar mensagens pelo telefone (95) 98401-9465 (WhatsApp) ou acessar a plataforma de atendimento virtual (al.rr.leg.br/procon).

A diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral, adiantou que o principal questionamento dos consumidores é referente ao pagamento do auxílio aos beneficiários do programa Bolsa Família. “Tivemos muitos consumidores que eram participantes do Bolsa Família e falaram que o benefício estava bloqueado. Entendemos que quando o valor do auxílio é superior ao benefício [Bolsa Família], realmente fica suspenso e começa a se pagar o auxílio”. A advogada esclareceu que os dois pagamentos não podem ser feitos ao mesmo tempo, mas quando terminar o pagamento do auxílio emergencial, o cidadão volta a receber o Bolsa Família normalmente.

Essa informação foi repassada pela Caixa Econômica, em uma capacitação aos servidores do Procon Assembleia, na última quinta-feira (29). A diretora explicou que a equipe estava com dificuldades para atender a população sobre o auxílio emergencial e outras demandas bancárias.

“Conseguimos um canal direto com os gerentes das agências em diversos pontos da região, para facilitar o atendimento dessa demanda, porque estão ocorrendo muitas demandas bancárias”.

Na capacitação, a instituição bancária abordou sobre parcelamento de dívidas, programa Bolsa Família, cobranças devidas ou indevidas e o uso do cheque especial. Com essa bagagem de ensino, a chefe de atendimento do Procon Assembleia, Icleia Castro, disse que se sente mais preparada para conversar com o cidadão. “É importante ter esse contato diretamente com a Caixa, essa informação da base mesmo, a equipe se sente mais segura na hora de passar informação ao consumidor”.

Atendimento virtual

Em relação ao atendimento virtual do Procon Assembleia, quando o consumidor acessar a plataforma, primeiramente fará um cadastro informando os dados pessoais. Em seguida, registra a reclamação anexando a documentação comprobatória. O atendente recebe os dados e interage com o solicitante pela plataforma. Os interessados poderão agendar uma chamada de vídeo para conversar com a equipe e o fornecedor, caso seja necessário.

Auxílio Emergencial

 

O calendário de pagamento do Auxílio Emergencial começou no início deste mês. O benefício será pago para quem foi atendido em dezembro do ano passado. Serão disponibilizadas até quatro parcelas, desde que a família continue atendendo aos critérios da seleção.

O valor do benefício é calculado conforme a composição familiar: 

  1. Família composta por apenas uma pessoa – R$ 150,00
  2. Família composta por mais de uma pessoa – R$ 250,00
  3. Família chefiada por mulher sem cônjuge ou companheiro, com pelo menos uma pessoa menor de 18 anos – R$ 375,00

 

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