Boa Vista recebe 10,6 mil vacinas da Sesau

Crédito:

Cyneida Correia

em 20 de janeiro de 2021

Compartilhe:

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) iniciou a distribuição de 10.694 mil vacinas para Boa Vista, com a entrega das doses para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Centro Norte (Cerest). O serviço de distribuição das primeiras doses da vacina contra a COVID-19 iniciou nesta terça-feira, 20.

As vacinas que estavam armazenadas no Núcleo Estadual do PNI (Programa Nacional de Imunização) atenderão o público alvo definido como prioritário pelo MS (Ministério da Saúde). Segundo a Sesau, as mais de 10 mil doses repassadas para Capital vão atender os trabalhadores da saúde e idosos institucionalizados.

Para a população indígena do Dsei Leste foram distribuídas cinco mil doses e mais mil e quatrocentas para o Dsei Yanomami, de acordo com a capacidade de armazenamento.

De acordo com a gerente do núcleo de estadual do PNI, Alice Dantas, a distribuição atende às recomendações do MS e ocorre até o dia 20 em todos os 15 municípios do Estado.

“O total de doses está de acordo com a avaliação estatística populacional definida pelo MS. Hoje o município de Boa Vista, o Dsei Leste e o Dsei Yanomami receberam o quantitativo referente às primeiras doses da população definida como público prioritário. Ao todo serão distribuídas 87.720 doses da vacina, metade nessa primeira etapa até o final do dia de amanhã e o restante em momento oportuno”, ressaltou.

Ao contrário dos demais municípios, que receberão a carga por meio de transporte terrestre, apenas Uiramutã, região de difícil acesso, receberá via aérea. Após a distribuição, a responsabilidade pela vacinação da população será de cada município, sendo que a segunda dose será aplicada 14 dias após a primeira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE