Prefeitura pode voltar a paralisar comércio e atividades

Crédito:

Compartilhe:

A Prefeitura de Boa Vista deverá adotar novamente medidas para suspender atividades e evitar aglomeração de pessoas. A informação foi obtida pelo Política Macuxi nesta sexta-feira, 15.

O relato é que um novo decreto municipal será lançado a qualquer momento declarando a nova paralisação das atividades. A informação é que o assunto teria sido discutido inclusive com representantes de instituições do comércio em reunião com o prefeito Arthur Henrique (MDB) nesta semana.

Em abril de 2020, a PMBV suspendeu aulas nas escolas municipais, interrompeu as atividades no comércio em geral, incluindo bares e restaurantes; funcionamento dos shoppings; cinemas; teatro; e shows, o desligamento das luzes das praças públicas e obrigatoriedade do uso da máscara.

Até o momento, prefeito desligou fontes das praças

Até o momento, o prefeito anunciou algumas medidas para prevenção à covid-19, entre elas, o desligamento das fontes nas praças da cidade. O acesso aos locais permanece livre ao público, diferente do que foi adotado no passado.

A decisão passou a ser efetuada a partir das 18h desta quinta-feira, 14, nas fontes da Praça das Águas e fontes interativas da Selvinha Amazônica do Parque do Rio Branco, Complexo Ayrton Senna e praça do bairro Nova Cidade.

O anúncio foi feito pelo prefeito e, segundo ele, tem objetivo de reduzir o fluxo de pessoas nesses lugares em função do agravamento do quadro de covid no país, além de Boa Vista estar próxima da capital amazonense.

“As equipes estão intensificando a fiscalização com o objetivo de salvar vidas. A Prefeitura de Boa Vista agradece a colaboração de todos e pede que toda a sociedade respeite as recomendações sanitárias sobre o uso de máscaras e distanciamento social. O cuidado ainda é o melhor remédio. O município espera que não seja preciso voltar a tomar medidas mais restritivas como no início da pandemia. A responsabilidade é de todos e a conscientização salva vidas”, reforçou a Prefeitura.

Sobre decreto municipal 

O Política Macuxi entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para confirmar a publicação do decreto. Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que os decretos publicados pelo executivo municipal relacionados à covid-19 ainda estão vigentes. Na lista repassada pela Prefeitura constam os decretos que determinaram a retomada das das atividades comerciais, de ensino e de realização de shows, com adoção das medidas de segurança.

A prefeitura disse também que iniciou o reforço nas ações de prevenção ao novo coronavírus na capital. Dentre as medidas, está a intensificação das orientações aos comerciantes e à população sobre as normas de segurança para evitar a disseminação do vírus.

“A ação conjunta reúne fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente e Guarda Municipal. São quatro zonas de atuação, onde cada equipe orienta os empresários e funcionários de lojas e demais estabelecimentos comerciais sobre o cumprimento das medidas sanitárias de proteção para conter a disseminação do vírus. Entre essas medidas, estão: o distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura”, informou.

 

Governo anuncia compra de mais oxigênio e instalação das barreiras sanitárias

Em contrapartida, o Governo do Estado anunciou a compra de mais cilindros de oxigênio e a efetiva instalação das barreiras sanitárias. “Na próxima terça-feira,19, haverá um novo abastecimento de oxigênio, o que garantirá o reforço do estoque”, informou a administração estadual. Atualmente, Roraima conta com cinco cilindros, suficientes para 14 dias de atendimento, considerando a demanda de pacientes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE