Ottaci garante que vai manter o ‘Família que Acolhe’ e ampliar vagas 

Ottaci garante que vai manter o ‘Família que Acolhe’ e ampliar vagas 

Em inserções do programa eleitoral veiculadas na TV aberta e no rádio, o candidato a prefeito de Boa Vista, Ottaci (Solidariedade), afirma que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo programa social Família que Acolhe (FQA), que atualmente atende cerca de duas mil e quinhentas famílias em Boa Vista.

O candidato a prefeito reconhece o impacto social do projeto na vida das grávidas, mães e crianças de zero a seis anos. Mas, ressalta que o número de pessoas atendidas é pequeno e que é fundamental atender mais crianças.

“Esse programa é essencial para o desenvolvimento da primeira infância O problema, segundo relato das mães, é que o número de famílias atendidas é baixo e as regras acabam gerando exclusões muitas vezes injustas. Sendo eleito, firmo o compromisso de não só manter o Família Que Acolhe, mas principalmente, expandir essa política social, ampliando o número de vagas, para atender toda a demanda. Vou manter o programa e nem o nome eu vou mudar’’, afirmou.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Estatísticas (IBGE), em julho deste ano, apontam que a população de Boa Vista chegou a 399.213 mil habitantes em 2019. Cerca de quarenta e cinco mil crianças, entre zero e cinco anos, representam um percentual de 11,5% da população da Capital. Os números mostram que mais da metade das crianças nascidas e que vivem na cidade não foram atendidas pelo programa Família que Acolhe.

“Dados apresentados pela própria Prefeitura mostram que de 2013 até 2019, o programa atendeu 17 mil crianças, cerca de duas mil e quinhentas crianças beneficiadas por ano. Mas, se a gente for comparar o número de bebês que nasceram em Boa Vista e residem na cidade, a disparidade é muito grande. Precisamos equilibrar essa conta e levar os benefícios para outras milhares de famílias. A Capital da Primeira Infância precisa ser justa e acolhedora para o maior número de crianças possível’’, destacou.

PROGRAMAS SOCIAIS

Além da ampliação do número de vagas em programas como Família que Acolhe, Rumo Certo, Cabelos de Prata, Conviver, Dedo Verde e Crescer, Ottaci pretende criar novos polos desses programas em bairros carentes e afastados do Centro. Na área sociocultural, o Plano de Governo prevê a implantação do 1º Polo do Instituto Boa Vista de Música na zona Oeste da Cidade, o que vai facilitar participação e inclusão de crianças e adolescentes no processo de musicalização.

Na área da segurança alimentar para todas as faixas etárias, Ottaci e Lenir pretendem reativar e implantar dois restaurantes populares, implantar o primeiro ‘’Armazém Social, que vai garantir à população mais vulnerável o acesso à alimentação de forma subsidiada e fomentar a criação de hortas familiares e comunitárias.

 

 

Deixe uma resposta