Veja destaca Ottaci como único deputado federal de RR a abrir mão do salário para se candidatar à Prefeitura

Crédito:

Compartilhe:

A Revista Veja divulgou nesta segunda-feira, 5, que Ottaci Nascimento (Solidariedade) é um dos seis deputados federais do país que se licenciaram do cargo para concorrer à prefeitura nas eleições 2020. Boa Vista tem três deputados federais que são candidatos a prefeito e Ottaci é o único que abriu mão do salário e benefícios para se dedicar integralmente à campanha desde o início de setembro, quando seu suplente, Renato Queiroz, assumiu.

Em todo o país, 66 deputados federais tentam ser prefeitos, incluindo dois parlamentares de Roraima, Sheridan e Nicoletti, que não se licenciaram e continuam no exercício do mandato, recebendo salário de R$ 33.763,00, verbas de gabinete – que paga salário de funcionários – e a cota parlamentar – que banca despesas como passagens aéreas, combustível, telefonia.

De acordo com a revista de circulação nacional, pela legislação eleitoral, políticos em cargos eletivos não precisam deixar seus mandatos para concorrer às eleições – regra que vale para disputa de vereador a presidente.

A publicação, no entanto, levanta uma série de dúvidas sobre a razão de políticos almejarem outros cargos sem ao menos se licenciar.

“Muitas dúvidas e perguntas ficam no ar: um parlamentar que não deixa o mandato para disputar uma Prefeitura é por que não aposta, não leva fé na sua campanha? Está concorrendo por concorrer?”, questiona.

A publicação instiga o eleitor a refletir mais e pergunta se “um deputado no mandato e candidato a prefeito acha possível acumular as duas “funções”, de parlamentar e ‘prefeitável’? Ou não quer abrir mão do mandato nem por um curto período de tempo para não perder os benefícios e remunerações de deputado? E também não quer abrir a vaga para um suplente? Que pode ou não ser do seu partido nem do mesmo grupo político”.

Para Ottaci, não é compatível seguir uma campanha e ao mesmo tempo defender os interesses de Roraima na Câmara Federal.

“Por  isso me licenciei. O meu suplente assumiu e está em Brasília trabalhando, dando continuidade aos projetos que apresentei, ao bom andamento das comissões e votações”, afirmou.

EMENDAS

Ottaci foi o deputado federal que mais trouxe recursos para Roraima no primeiro ano de mandato. Foram mais de R$ 140 milhões para Boa Vista e para os municípios do interior, para investimentos na saúde, educação, infraestrutura, eletrificação e combate à Covid-19.m

Ele também foi eleito o deputado federal mais atuante de Roraima. “Minha atuação em Brasília, defendendo os interesses do nosso povo, é reconhecida. E esse mesmo empenho, essa mesma dedicação vou trazer para a Prefeitura de Boa Vista, para construir uma cidade igual para todos”, destacou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE