OPERAÇÃO VIRION: PF faz busca e apreensão na Sesau e na Ale

Crédito:

Compartilhe:

Uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) no início da manhã desta quinta-feira, 13, investiga fraudes de licitações de produtos e serviços para o enfrentamento do COVID-19 em Roraima.

36 mandados de busca e apreensão em 8 estados e no DF
A operação, batizada de Virion, conta com mais de 150 policiais federais, com apoio de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), cumprem 36 mandados de Busca e Apreensão em Roraima e nos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Em Roraima, o portal Política Macuxi apurou que os mandados estão sendo cumpridos na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e na Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr).

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (MPF) após representação da autoridade policial e manifestação favorável da Procuradoria Regional da República.

Contratações suspeitas de irregularidades
Conforme a PF, as contratações suspeitas de irregularidades envolveriam aproximadamente R$ 50 milhões, utilizados na aquisição de insumos médico-hospitalares básicos, respiradores, testes rápidos, material informativo impresso e leitos em hospitais particulares.

Possível envolvimento de ex-secretário e deputado estadual

O inquérito policial investiga o possível envolvimento de um ex-secretário de saúde de Roraima e de um deputado estadual nas contratações da Sesau.

O parlamentar, segundo a PF, solicitaria a servidores que dessem andamento aos processos e pagamentos. Um ex-deputado estadual também atuaria no processo.

As investigações sugerem que os envolvidos teriam se aproveitado da possibilidade de contratações diretas, em razão da pandemia, para facilitar os crimes.

Conforme a PF, verificou-se que os procedimentos não seguiam ordem cronológica, de forma que processos mais antigos seriam preteridos em favor dos de interesse do grupo, bem como teriam o trâmite concentrado em único setor da Secretaria de Saúde, sem qualquer transparência ou publicações.

As investigações seguem em andamento.

*O nome da operação faz referência ao “estágio” do vírus no qual ele se encontra em sua forma infectiva.

Governo afirma que exonerou ex-secretário após constatar indícios de irregularidades

O Governo de Roraima esclareceu, por meio de nota, que em maio de 2020 o governador Antonio Denarium exonerou o então secretário de Saúde, Francisco Monteiro Neto após constatar indícios de irregularidades na gestão na Sesau.

“A denúncia foi encaminhada pelo Governo aos órgãos controladores do Estado, a exemplo da Controladoria-Geral do Estado e Tribunal de Contas do Estado, para providências”, informou.

“Em ato contínuo, o governo conseguiu o ressarcimento por meio da Justiça do valor de R$ 6 milhões pagos pela compra de respiradores. O Governo de Roraima está à disposição da Polícia Federal para colaborar com as investigações”, complementou.

Mais informações a qualquer momento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE