“Diminuir atendimento de Covid nos postos é falta de gestão da prefeitura” diz Vereador

Crédito:

Compartilhe:

O vereador Genilson Costa (Solidariedade), denunciou nesta segunda-feira (15) ao blog Política Macuxi, que o município de Boa Vista montou uma estratégia que vai aumentar a contaminação da população pelo Coronavírus.

“Na hora em que eu coloco que vai ter oito unidades só para covid, eu tenho 56 bairros e eu estou mandando esses 56 bairros ir para oito unidades, então vai ter que pegar transporte público, vai ter que transitar pela cidade, diminuir isolamento e isso vai ajudar a aumentar a contaminação”, disse.

O parlamentar criticou o fato de as unidades não terem condições de atender a todas essas pessoas visto que 80% dos 400 mil habitantes de Boa Vista são usuários do SUS.

“Estamos falando de 320 mil habitantes potenciais usuários do SUS para serem atendidos em oito unidades que são basicamente do tamanho de residências. São unidades pequenas, que não comportam atender nem o bairro onde elas estão”

Sem ampliação

Outra crítica feita por Genilson Costa (Solidariedade), é com relação aos falsa de quantidade atualização ou ampliação do número de postos de saúde na capital.

“A Prefeitura devia estar ampliando, mantendo unidades de Covid em todos os 35 postos existentes, ter uma estratégia de locação de móvel, utilização de escolas, para poder abrir onde não tem unidade de saúde e ampliar e não estar reduzindo em plena pandemia. Isso é falta de gestão”, criticou.

O parlamentar também disse que o município deveria ter melhor cobertura de atenção básica. Ele explicou que o programa de estratégia e saúde da família, conhecido como PSF deveria atingir 100% dos bairros e hoje isso não existe.

Ele explicou que as equipes de estratégia e saúde da família deveriam priorizar a a atenção básica. Para ele, é preciso fazer levantamento, isolamento, identificar diabéticos, hipertensos, com doenças pré-existentes, para que essas pessoas possam ter o medicamento em casa.

“A atenção básica, o papel dela é fazer isso. As equipes hoje atendem menos de 50% da população e quanto a Unidade Básica de Saúde, são 35 para um total de 56 bairros. Quando você destina oito unidades de saúde é justamente para dar errado.”

Outro lado

O Política Macuxi procurou a Prefeitura de Boa Vista para se pronunciar sobre as declarações do vereador. Até o fechamento da reportagem não obtivemos retorno.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE