Governador confirma que doentes estão migrando do Amazonas

Crédito:

Compartilhe:

Em videoconferência com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e os governadores dos demais Estados da região Norte, na manhã desta terça-feira, 28, o governador Antonio Denarium
confirmou a vinda de pessoas contaminadas por Covid do Amazonas procurando atendimento em Roraima.

“O pessoal do Amazonas já está migrando pra Boa Vista para se tratarem. Não temos EPI [Equipamento de Proteção Individual] e testes rápidos para todos. Nós solicitamos que devido a nossa logística ser extremamente difícil, quando enviar equipamentos para o Amazonas, enviar para Roraima também”, pontuou o governador.

“Nós precisamos de médicos, enfermeiros e técnicos. Os valores estão exorbitantes para que esses profissionais possam vir para o Estado de Roraima”, disse.

Também falou sobre os mais de 100 militares infectados os casos confirmados entre indígenas e imigrantes venezuelanos.

“Hoje temos aproximadamente 100 mil venezuelanos morando em Roraima. Destes, 7 mil estão nos abrigos da Operação Acolhida, das Forças Armadas, onde mais de 100 militares que atuam nessa frente testaram positivo para COVID-19”, relatou o governador ao ministro da Saúde.

Além dos imigrantes, a população indígena em Roraima chega a 100 mil índios. Uma das quatro mortes por COVID-19, foi de um indígena yanomami de 15 anos. “Temos muita dificuldade de fazer o controle de entrada e saída dos indígenas que vêm para a Capital e isso pode facilitar a propagação da doença”, disse.

Todas as solicitações foram encaminhadas ao Ministério da Saúde por meio de Ofício. O ministro Nelson Teich afirmou que o Governo Federal vai atender cada Estado conforme as necessidades de cada um.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE